Turma: C
Sala: 2114
Data de início: 15/03/2023
Data de término: 21/06/2023
N° total de vagas: 15
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Resgate e problematização das diferentes experiências de pesquisa na linha Trabalho, Educação e Formação Humana. Reflexão crítica sobre a prática pedagógica e das possíveis contribuições para sua melhoria a serem desenvolvidas no curso. Discussão dos projetos de pesquisas.
Objetivos
A disciplina tem como objetivo central criar um espaço para que os alunos possam resgatar, sistematizar e analisar suas experiências na área educacional focalizando questões sobre o trabalho, Educação e Formação Humana de forma teórica e metodológica.
01/03 - Apresentação e discussão e organização dos seminários
15/03 – Reunião com professores – apresentação do projeto
29/03 - Reunião com professores – apresentação do projeto
12/04- Reunião com professores – apresentação do projeto
26/04 – Apresentação e discussão de projetos- apresentação sobre o banco de produções acadêmicas
10/05 - Apresentação e discussão dos projetos - Apresentação sobre o balanço de produção acadêmica de cada projeto
24/05 - Apresentação e discussão dos projetos - Apresentação sobre o balanço de produção acadêmica de cada projeto
07/06 - Apresentação e discussão dos projetos – aprofundamentos
21/06 - Apresentação e discussão dos projetos – seminário final
OBS: Dias em que acontecerão os seminários: 15/03; 29/03; 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06; 21/06.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida. O Caráter histórico na pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epstemológicos en Politica Educativa, Ponta Grassa,PR4, p. 1-14, 2019.
MOLINA, Monica C., JESUS, Sonia M. S. A. (Orgs). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2004. Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 5.
SANTOS, Clarisse A.(Org.) Campo - Políticas Públicas – Educação. Brasília : Incra ; MDA, 2008. (NEAD Especial). Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 7.
SHIROMA, Eneida Oto, CAMPOS, Roselane Fátima, GARCI, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html