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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia da Pesquisa em História

Turma: A

Sala: 4118

Data de início: 09/03/2023

Data de término: 06/07/2023

N° total de vagas: 12

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão teórico-conceitual sobre a História como campo do conhecimento, suas relações com outros campos das ciências humanas e sociais, as diversas tendências historiográficas contemporâneas e possibilidades de abordagens dos diferentes objetos de pesquisa em História. Análise dos procedimentos da pesquisa histórica: definição e problematização do objeto; referenciais teóricos; seleção, coleta e interpretação das fontes documentais; escrita da História.

Programa

1. A constituição do campo historiográfico contemporâneo (Reflexões iniciais; Memória, tempo e narrativa). 2. Itinerários da historiografia contemporânea: legados e conexões (As fundações da História-ciência no século XIX: historicismo, marxismo, positivismo; A construção de outros paradigmas no século XX: os Annales e a historiografia francesa, a história cultural; A história social inglesa e a micro-história italiana; Re (discussões) no século XXI: histórias transnacionais, globais, conectadas; A historiografia brasileira: visão geral). 3. A pesquisa histórica (Princípios metodológicos: elaboração e desenvolvimento de um projeto; Problematização e construção do objeto de investigação; Referenciais teóricos; Fontes documentais e bibliográficas; Organização do trabalho de pesquisa; O trabalho de síntese: a escrita da história e o “problema” da narrativa).

Bibliografia

1. BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

2. BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marcos Antônio (orgs). A constituição da História como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

3. BOSCHI, Caio. Exercícios de pesquisa histórica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011.

4. BOUCHERON, Patrick; DELALANDE, Nicolas (org). Por uma história-mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

5. BOURDÉ, Guy & MARTIN, Hervé. Capítulos VI a X. In: As escolas históricas. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

6. BOUTIER, Jean & JULIA, Dominique (orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ: Editora FGV, 1998.

7. BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

8. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

9. CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (orgs). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

10. CHARTIER, Roger et al. Límites, prácticas y tensiones en una historiografia en construcción. MERIDIONAL. Revista Chilena de Estudios Latinoamericanos. N.13, 2020.

11. CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. Vol. 5, n.11, jan/abr 1991.

12. CHARTIER, Roger. Verdade e prova: história, retórica, literatura, memória. Revista História (São Paulo), n.181, a00821, 2022.

13. DOSSE, François. História e ciências sociais. Bauru, SP: Edusc, 2004.

14. DUMOULIN, Olivier. O papel social do historiador: Da cátedra ao tribunal. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

15. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org). Pensadores sociais e História da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

16. FASS, Paula S. Cultural History/Social History: some reflections on a continuing dialogue. Journal of Social History, Vol. 37, No. 1, Special Issue (Autumn, 2003), pp. 39-46.

17. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História, memória e documento. In: LINHALES, Maily Assbú; NASCIMENTO, Adalson (org). Organizando arquivos, produzindo nexos: a experiência de um Centro de Memória. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

18. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O transnacional na pesquisa histórica: o que pensam os historiadores. In: LINHALES, Meily Assbú; PUCHTA, Diogo Rodrigues; ROSA, Maria Cristina. Diálogos transnacionais na história da educação física. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

19. FONSECA, Thais Nivia de Lima e; ANGELO, Fabrício Vinhas Manini ; OLIVEIRA, Hilton Cesar de . Fontes processuais e educação não escolar na América portuguesa. Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e194-e195, 2021.

20. GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.

21. GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

22. GRUZINSKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a “história cultural” no novo milenio. Estudos Avançados, 17 (49), 2003.

23. GULDI, Jo; ARMITAGE, David. Manifesto pela História. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

24. HARTOG, François. Evidência da História. O que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

25. HOBSBAWM, Eric. O sentido do passado. In: Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

26. LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

27. LE GOFF, Jacques. São Francisco de Assis. 14 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2017.

28. LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org). A escrita da História: novas perspectivas. 2 ed. São Paulo: Unesp, 1992.

29. MALERBA, Jurandir & ROJAS, Carlos Aguirre (org). Historiografia contemporânea em perspectiva crítica. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

30. MALERBA, Jurandir (org). História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

31. NEVES, Guilherme Pereira das. História, teoria e variações. Rio de Janeiro: Contracapa/Cia das Índias, 2011.

32. PARADA, Maurício (org). Os historiadores: clássicos da História. 3v. Petrópoilis, RJ: Vozes: PUC-Rio, 2014.

33. PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte : Autêntica, 2008.

34. PURDY, Sean. A História comparada e o desafio da transnacionalidade. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, 6-1: 64-84, 2012.

35. REVEL, Jacques (Org). Jogos de Escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.

36. ROSENZWEIG, Roy. Clio conectada: O futuro do passado na era digital. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

37. SAMARA, Eni de Mesquita & TUPY, Ismenia S. Silveira T. História & Documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

38. SILVA, Kalina Vanderlei & SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005.

39. SILVA, Renán. Lugar de dúvidas. Sobre a prática da análise histórica: breviário de inseguranças. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

40. STONE, Lawrence. The revival of narrative. Reflections on a new old history. Past and Present. Oxford Journals, 1979, 85 (1).

41. SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, Vol. 31, No. 3, Special Issue: The Eurasian Context of the Early Modern History of Mainland South East Asia, 1400-1800. (Jul., 1997), pp. 735-762.

42. SUBRAHMANYAM, Sanjay. Em busca das origens da história global: aula inaugural proferida no Collège de France em 28 de novembro de 2013. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.30, n.60, jan/abr. 2017.

43. THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Vol. I – A árvore da liberdade. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. (cap. 1, 2, 3).

44. THOMPSON, E.P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

45. WEINSTEIN, Barbara. Pensando a história fora da nação:
a historiografia da América Latina e o viés transnacional. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n.14, p. 9-36, jan./jun. 2013.