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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Profissão Docente na América Latina

Turma: M

Sala: 415

Data de início: 09/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Maria José Batista Pinto Flores

Horários

Ementa

Este curso abordará os seguintes tópicos, em relação ao contexto específico da América Latina: História da profissão docente e da formação de professores; Visão panorâmica sobre a profissão docente, a formação e o desenvolvimento profissional de professores; Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente; Processos de (des)profissionalização docente; Trabalho e sindicalismo docente; Desafios atuais da profissão de magistério.

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Tópico 01:    História da profissão docente e da formação de professores na América Latina

 
Tópico 02:    Visão panorâmica sobre a profissão docente na América Latina


Tópico 03:    Visão panorâmica sobre a formação e o desenvolvimento profissional de professores na América Latina

Tópico 04:    Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente na América Latina


Tópico 05:    Processos de (des)profissionalização docente na América Latina

Tópico 06:    Trabalho docente na América Latina

Tópico 07:    Sindicalismo docente na América Latina

Tópico 08:    Desafios atuais da profissão docente na América Latina

Bibliografia

Tópico 01:    História da profissão docente e da formação de professores na América Latina

 Leituras obrigatórias:

[01]    CONTRERAS-SANZANA, Gladys; VILLALOBOS-CLAVERÍA, Alejandro. La formación de profesores en Chile: una mirada a la profesionalización docente. Educación y Educadores, vol. 13, n. 3, p. 397-417, sept./dic. 2010.

[02]    TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores [no Brasil]. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000.

[03]    YANNOULAS, Silvia Cristina. Acerca de como las Mujeres Llegaran a ser Maestros (América Latina, 1870-1930). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 497-521, set./dez. 1992.

 Leitura complementar:

ALLIAUD, Andrea. Origenes de la profesión docente y una peculiar forma de vinculación con el saber. In: ALLIAUD, A. Los maestros y sua história: los orígenes del magistério argentino. Buenos Airies: Centro Editor de América Latina, 1993, pp. 71-98.

 
Tópico 02:    Visão panorâmica sobre a profissão docente na América Latina

 Leitura obrigatória:

[04]    FANFANI, Emílio Tenti. La condición docente: datos para el análises comparado: Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Vientiuno, 2005.
   
 Leituras complementares:

ÁVALOS, Beatrice et. al. La profesión docente: temas y discusiones en la literatura internacional. Estudios Pedagógicos, n.1, p. 235-263, 2010.

ÁVILA, Norma Ilse Veloz. El ofício docente en México y otros países de América Latina. El Cotidiano, n. 168, p. 137-139, jul./ago. 2011.

FALUS, Lucila; GOLDBERG, Mariela. Perfil de los docentes en América Latina. [Cuaderno 09 de SITIAL]. IIPE-UNESCO-OEI: Buenos Airies, Junio 2011.

VAILLANT, Denise. Construcción de la profesión docente en América Latina. Tendencias, temas y debates. OPREAL, Diciembre 2004.

XAVIER, Libânea Nacif. A construção social e histórica da profissão docente: uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, p. 827-849, out./dez. 2014.


Tópico 03:    Visão panorâmica sobre a formação e o desenvolvimento profissional de professores na América Latina

 Leituras obrigatórias:

[05]    SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.

[06]    TORRES, Rosa María. Balance y perspectiva de la formación docente en América Latina. Ciencia y Sociedade, v. XXV, n. 3, p. 368-394, jul./sept. 2000.
 
[07]    VAILLANT, Denise. Formación inicial del profesorado en América Latina: dilemas centrales y perspectivas. Revista Española de Educación Comparada, n. 22, p. 185-206, 2013.

 Leituras complementares:

CÓRDOVA, Arancibia. Formación docente en América Latina, estudio de casos: Chile, Nicarágua, Perú y República Dominicana. Revista Docencia, n. 41, agosto 2010.

MALDONADO, Ruth Mercado. Un debate actual sobre la formación inicial de docentes en México. Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 149-157, jan./jun. 2010.

SARAIVA, Luis Miguel; FLORES ARÉVALO, Isabel. La formación de maestros en América Latina: estudio realizado en diez países. Lima: PROEDUCA-GTZ, 2005.

VEZUB, Lea Fernanda. Notas para pensar una genealogía de la formación permanente del profesorado en Argentina. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 14, n. 42, p. 911-937, jul./sept. 2009.

ZARDÁN, Angélica Ruiz. Formación de maestras y maestros del Sistema Educativo Plurinacional de Bolívia. Integra Educativa, v. IV, n. 3, 2011.


Tópico 04:    Políticas educacionais e a reestruturação da formação e do trabalho docente na América Latina

 Leituras obrigatórias:   

[08]    ÁVALOS, Beatrice. La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios Pedagógicos, v. XL, Número Especial 1, p. 11-28, 2014.

[09]    BRUNS, Bárbara; LUQUE, Javier. Profesores excelentes: Cómo mejorar el aprendizaje en América Latina y el Caribe. Serie del Foro de Desarrollo de América Latina, Resumen, Grupo del Banco Mundial, Washington, D.C., 2014, 76 p.

[10]    EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Professor: protagonista e obstáculo da reforma. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 3, p. 531-541, set./dez. 2007.

[11]    OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 355-375, maio/ago. 2007.

[12]    TELLO, César; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. Políticas educativas e profissionalização docente na América Latina. Revista Lusófona de Educação, n. 26, p. 161-174, 2014.
   
 Leituras complementares:

DÍAZ, Sebastián Donoso. El perfeccionamiento docente en Chile (1990-2007): ¿Estado versus Mercado? Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.

Tópico 05:    Processos de (des)profissionalização docente na América Latina

 Leituras obrigatórias:

[13]    ENGUITA, Mariano Fernández. A la busca de un modelo profesional para la docencia: ¿liberal, burocrático o democrático? Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, p. 43-64, ene./abr. 2001.

[14]    FANFANI, Emílio Tenti. Consideraciones sociológicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, vol. 28, n. 99, p. 335-353, maio/ago. 2007.

[15]    LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1159-1180, set./dez. 2004.
   
 Leitura complementar:

ESPINOSA, Julieta. La constituición de las prácticas de profesionalización de formación de docentes en México. Perfiles Educativos, v. XXXVI, n. 143, p. 163-179, 2014.

MACIA, Marcela Bautista. La profesionalización docente en Colombia. Revista Colombiana de Sociología, v. 32, n. 2, p. 111-131, jul./dic. 2009.


Tópico 06:    Trabalho docente na América Latina

 Leituras obrigatórias:

[16]    FANFANI, Emílio Tenti. Los que ponen el cuerpo: el profesor de secundária en la Argentina actual. Educar en Revista, n. 1, p. 37-76, 2010.

[17]    IÓRIO, Angela Cristina Fortes; LELIS, Isabel Alice Oswald Monteiro. Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 155, p. 138-154, jan./mar. 2015.

[18]    FELDFELBER, Myriam. La regulación de la formación y el trabajo docente: un análisis crítico de la “agenda educativa” en América Latina. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 444-465, maio/ago. 2007.

[19]    MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago. 2007.

[20]    PINTO, José Marcelino Rezende. Remuneração adequada do professor: Desafio à educação brasileira. Revista Retratos da Escola, v. 3, n. 4, p. 51-67, jan./jun. 2015.
   
 Leitura complementar:

DOSSIÊ: Condições de trabalho e saúde dos profissionais da Educação. Revista Retratos da Escola, v. 6, n. 11, p. 295-526, jul./dez. 2012.


Tópico 07:    Sindicalismo docente na América Latina

 Leituras obrigatórias:

[21]    BRAMBILA, Aurora Loyo. Los sindicatos docentes en América Latina: entre la lógica laboral y la lógica profesional. Revista Ibero-americana de Educación, n. 25, ene./abr. 2001.
 
[22]    FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Notas sobre as relações entre identidade e sindicalismo docente. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 377-399, maio/ago. 2007.

[23]    GENTILI, Pablo et. al. Reforma educativa y luchas docentes en América Latina. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1251-1274, set./dez. 2004.


 Leituras complementares:

BRAMBILA, Aurora Loyo. La investigación sobre sindicalismo docente en América Latina: una reflexión sobre la diversidad de enfoques. El Cotidiano, n. 168, p. 115-119, jul./ago. 2011.

GINDIN, Julián. Sindicalismo docente en América Latina: una contribuición al debate. El Cotidiano, n. 168, p. 109-114, jul./ago. 2011.


 
Tópico 08:    Desafios atuais da profissão docente na América Latina


A definir.