Turma: E
Sala: 4118
Data de início: 08/03/2023
Data de término: 21/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Epistemologia e Pesquisa Educacional no Contexto latino americano. Conceitos fundamentais. História, filosofia, ciência e epistemologia. Pensamento crítico e decolonial. Epistemologias do sul e críticas ao eurocentrismo.
1- Definição de conceitos fundamentais que sustentam não só o conteúdo da disciplina como também a base bibliográfica que
será utilizada
2- Breve histórico sobre a noção de Epistemologia e de novas epistemes no contexto latino americano considerando do
movimento de decolonização iniciado por Walter Mignolo e Enrique Dussel
3- Analise de estudos dos últimos dez anos, no contexto latino-americano que introduzem a crítica epistemológica ao
eurocentrismo dos estudos acadêmicos ;
4- Análise de pesquisas na área de educação, desenvolvidas na América Latina com ênfase no paradigma decolonial.
ALBAN, A. interculturalidade sin decoloniaidade. Colonialidades circulantes y prácticas de re-existencia. In: Grueso Bonilla, A y
Villa W (eds). Diversidad, interculturalidad y constrcucción de ciudad, Bogotá: Alcadia Mayor Y Universidad Pedagígica Nacional,
2008 FREIRE, P. Pedagogia da Indignação, RJ: Paz e Terra, 1967
LANDER, E.(org) A colialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais, Perspectivas latino- americana, Clección sur-sur, Clacso, Buenos Aires, 2005
MIGNOLO, W. (2003a). Historias locales /diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid, Ediciones Akal. 456 pp.
__________(2003b). “La colonialidad a lo largo y a lo ancho: el hemis ferio occidental en el horizonte colonial de la modernidad” en
Lander, E. (Comp.) (2003) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires, CLACSO-UNESCO 248 pp.
WASH, C. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época.Quito: Universida Andina Simon Bolívar,
200