Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Conhecimento e Análise da Literatura de Pesquisa na Área de Educação em Ciências

Turma: F

Sala: 4118

Data de início: 06/03/2023

Data de término: 26/06/2023

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Roberta Guimarães Corrêa

Horários

Ementa

A constituição do campo de pesquisa em Educação em Ciências. Revisão e pesquisas do estado do conhecimento em tópicos específicos de Educação em Ciências.

Programa

- O campo da pesquisa em Educação em Ciências: a constituição do campo e algumas características centrais.

- Pesquisas de estado da arte: o que são e sua pertinência; exemplos de pesquisas na Educação em Ciências; comunicação deste

tipo de pesquisa em função do tipo de trabalho (artigo, capítulo de handbook, trabalho de formação acadêmica).

- Procedimentos para elaboração de uma revisão bibliográfica: levantamento da produção (ferramentas de busca e palavraschave); principais periódicos da área; avaliação e elaboração de resumos; instrumentos para análise da qualidade da pesquisa.

Bibliografia

Abell, S., & Lederman, N. (Ed). (2007). Handbook of Research in Science Education, 1st ed. London: Routledge.

Duschl, R.A. (1990). Restructuring Science Education - The Importance of Theories and Their Development. New York: TeachersCollege.

Fensham, P. (2004). Defining as Identity - The Evolution of Science Education as a Field of Research. Dordrecht: Springer.

Fraser, B.J., Tobin, K.G. & McRobbie, C.J. (2012). Second International Handbook of Science Education. Dordrecht: Springer. Lin, T.-C., Lin, T.-J., & Tsai, C.-C. (2014). Research and Trends in Science Education from 2008 to 2012: A systematic content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, 36(8), 1346-1372.

Matthews, M. (Ed). (2014). International Handbook of Research in History, Philosophy and Sociology of Science. Dordrecht: Springer.

Medina-Jerez, W. (2018). Science Education Research Trends in Latin America. International Journal of Science and Mathematics Education. v. 16, p. 465-485.

Odden, T. O. B., Marin, A., Rudolph, J. L. (2021). How has Science Education changed over the last 100 years? An analysis using natural language processing. Science Education, v. 105, p. 653-680.