Turma: H
Sala: 4112
Data de início: 10/03/2023
Data de término: 23/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Conceituar ética na pesquisa. Investigar dilemas éticos nas pesquisas em ciências humanas. Identificar desafios éticos nas pesquisas em educação. Localizar o debate sobre ética nas associações de pesquisa. Analisar as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa à luz dos debates feitos nas associações e dos valores éticos que orientam a conduta dos pesquisadores.
Programa
1. Doutrinas éticas fundamentais
Abordagem: conceitos e dilemas éticos
2. Desconstrução e ética
Abordagem: impasses éticos na contemporaneidade
3. Desafios éticos no mundo contemporâneo
Abordagem: filósofos contemporâneos
4. Ética nas pesquisas em ciências humanas
Abordagem: valores éticos que devem orientar a conduta dos pesquisadores
5. Desafios das pesquisas em educação: exemplos
Abordagem: a postura dos pesquisadores diante dos desafios éticos nas pesquisas
6. O debate na ANPED e em outras associações de pesquisa sobre ética nas pesquisas
Abordagem: o conflito com as demandas dos Comitês de Ética em Pesquisa
7. COEP – UFMG: resoluções, documentos e procedimentos (BRASIL, 2016)
Abordagem: tensões, conflitos e desafios
Referências básicas:
CARVALHO, A. F. Ética na publicação científica. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 63-70.
HERMAN, N. (2019). Ética. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 27-35.
KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cad. Pesqui. no.116 São Paulo July 2002.
KRAMER, S.; PENA, A. Vulnerabilidade e ética na pesquisa em educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 113-119.
MERCADO, L. P. L. Plágio e autoplágio. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 155-165.
PEIXOTO, P. Integridade na pesquisa científica. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 47-55.
RIOS, T. A ética na pesquisa e a epistemologia do pesquisador. Psicologia em Revista - Belo Horizonte - v. 12 - n. 19 - p. 80-86 - jun. 2006.
SIQUELLI. S. Revisão ética de projetos de pesquisa: aspectos normativos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 46-54.
SPLESCH, M. D.; SOUZA, F. F. Devolutiva da pesquisa em educação aos participantes: princípios éticos e validação social. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 41-48.
STETSENKO, A. Ética-ontoepistemologia ativista: pesquisa e estudo de resistência. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 20-30.
VIANNA, E.; STETSENKO, A. Compromisso e posicionamento: ética ativista e transformadora. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021, p. 31-40.
VIDAL. D. G.; SILVA, J. C. S. Questões éticas na pesquisa sobre a própria prática ou no ambiente de trabalho. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 27-35.
WUNDER, A.; SILVA, A. L. F. Pesquisas em comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019, p. 82-90.
Referências complementares:
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética na pesquisa em educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019 e 2021.
BARROS, M. L. C.; MARCONDES, M. I. Ética e pesquisa em educação: uma discussão necessária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 332-337, jan./mar. 2019. [Seção] Resenhas.
BROOKS, Rachel; TE RIELE, Kitty; MAGUIRE, Meg. Ética e pesquisa em educação. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017. https://doi.org/10.1590/198053145994.
BENNINGTON, G. Desconstrução e ética. In: DUQUE-ESTRADA, P.C. Desconstrução e ética – ecos de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2004, p. 09-31.
BRASIL. Resolução 510 – Normas para pesquisas em ciências humanas e sociais. Conselho Nacional de Saúde. Publicada no DOU nº 98, terça-feira, 24 de maio de 2016 -seção 1, páginas 44, 45, 46.
COSTA, J. F. O ponto de vista do outro. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
CURY, C. R. J. Alguns apontamentos legais em torno da ética na pesquisa. Revista História e Perspectiva, Uberlândia, v.28, n.52, p.39-50, jan./jul. 2015.
DORNELLES, L. V.; FERNANDES, N. Estudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicos. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 65-78, jan./abr. 2015.
FRANCISCHINI; F. FERNANDES. N. Os desafios da pesquisa ética com crianças. Estudos de Psicologia I Campinas I 33(1) I 61-69 I janeiro - março 2016
GOERGEN, Pedro. Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc., Campinas , v. 26, n. 92, p. 983-1011, Oct. 2005.
SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Doutrinas éticas fundamentais. In: SÁNCHEZ-VÁZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 267-297.
SANTOS, L. A. de C.; JEOLÁS, L. Uma comissão nacional de ética em pesquisa, as ciências biomédicas e as ciências humanas: trespassing à brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, v. 3, n. 05, p. 241-259, jan./jun. 2015.