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FAE933 - Seminário de Pesquisa III : Currículos, Culturas e Diferença

Turma: F

Sala: 3114

Data de início: 15/03/2023

Data de término: 21/06/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Conceitos e metodologias em currículo e culturas. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas em currículo.

Programa

Perspectivas pós-críticas de pesquisa em educação
Abordagens e metodologias de pesquisa pós-crítica
Desafios contemporâneos para pesquisar em educação
Ética na pesquisa em educação

OBS: Dias em que acontecerão os seminários: 15/03; 29/03; 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06; 21/06.

Bibliografia

DAL´IGNA, Maria Claudia; MANTOVANI, José Pascoal. Hermenêutica e Foucault: a criação de modos de resistência e reexistência. Páginas De Filosofia (São Bernardo do Campo), v. 10, p. 195-208, 2021.

FACIOLI, Lara ; PADILHA, Felipe . Ética e pesquisa em Ciências Sociais: reflexões sobre um campo conectado. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 24, p. 228-258, 2019.


MAINARDES, J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação, v. 40, n. 2, p. 160-173, 30 ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 27, n. 94, p. 47-69,  abr.  2006 .   Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  18  out.  2022.  https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003.

MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. 3. Ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.

SANTOS, L. H. S. Por um babelismo ético na educação: reflexões acerca das implicações e possibilidades de se proceder à ética coconstitutiva dos modos de se fazer pesquisa. Educação, v. 40, n. 2, p. 174-182, 30 ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26550