Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE933 - Seminário de Pesquisa III : Historia da Educação

Turma: G

Sala: 3115

Data de início: 08/03/2023

Data de término: 21/06/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão de referenciais teóricos e metodológicos nas pesquisas em História da Educação.

Programa

Objetivos: Discutir as pesquisas em andamento, de doutorandos da Linha de História da Educação; debater temas e questões teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas em História e em História da Educação; discutir sobre produção e divulgação de conhecimento no campo da educação.

Metodologia:

- Encontros quinzenais às quartas-feiras à tarde, com duração de 2h por dia. O seminário contará com a participação dos ingressantes na Linha de História da Educação em 2023, sendo previstos encontros presenciais.

- Em caso de recomendações sanitárias, está prevista a substituição dos encontros presenciais pelo uso de plataforma de videoconferência, a ser definida em comum acordo com os participantes, se mantendo os mesmos dias e horários.

- A cada encontro, os primeiros 50 minutos são dedicados à apresentação de uma pesquisa em andamento ou finalizada e, em seguida, dois/duas estudantes conduzirão o debate, que posteriormente será aberto aos demais participantes. A atividade conta com a leitura prévia de um texto indicado pela pessoa convidada.

- A presença às reuniões e a participação no debate serão contabilizados para fins de nota e aprovação na disciplina. Caso algum/a estudante tenha dificuldade no acesso aos recursos a serem utilizados, será contabilizada sua participação assíncrona, com a comprovação da leitura dos textos previamente encaminhados e a elaboração de questões problematizando os mesmos, a ser encaminhado à professora pelo moodle antes de cada encontro.

Programação:

08/03/2023 - Boas vindas aos/às novatos/as, apresentação da professora e estudantes, apresentação da dinâmica do curso, organização de grupos de trabalho.

22/03/2023 - Discussão sobre revisão bibliográfica, bases de dados, publicação em periódicos.

12/04/2023 - Apresentação de trabalho de doutorando/a e debate

26/04/2023 - Conferência/palestra

10/05/2023 - Apresentação de trabalho de doutorando/a e debate

24/05/2023 - Conferência/palestra

14/06/2023 - Apresentação de trabalho de doutorando/a e debate; debate sobre a disciplina.


Bibliografia

ARATA, Nicolás e PINEAU, Pablo (orgs.). Latinoamérica: la educación y su historia. Nuevos enfoques para su debate y enseñanza. 1ª ed. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofia y Letras Universidad de Buenos Aires, 2019. <http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Latinoam%C3%A9rica%20la%20educaci%C3%B3n%20y%20su%20historia.pdf>. Acesso em 18/10/2022.

CARVALHO, Carlos Henrique de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (rgs.). História da Educação em Minas Gerais: Colônia + Império + República. Uberlândia: EDDUFU, 2019. Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/historia-da-educacao-em-minas-gerais-da-colonia-republica> . Acesso em 18/10/2022.

GONÇALVES NETO, Wenceslau. Percursos e desafios da história da educação luso-brasileira. Revista Brasileira de História da Educação. V.19, 2019, p.01-22. < https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e075>. Acesso em 18/10/2022.

JINZENJI, Mônica Yumi, LAGES, Rita Cristina Lima (Orgs). História da Educação: sujeitos na/da história. v.1, Curitiba: Brazil Publishing, 2021. Disponível em: < https://livrosabertos.fae.ufmg.br/index.php/produto/historia-da-educacao-sujeitos-na-da-historia/>. Acesso em 18/10/2022.

VIEIRA, Carlos Eduardo e CURY, Cláudia Engler. A escrita da história da educação no Brasil: experiências e perspectivas. Revista Brasileira de História da Educação. V.19, 2019, p. 01- 24. <https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e072>. Acesso em 18/10/2022.