Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE991 - Atividades Orientadas de Pesquisa I : Disciplina voltada aos estudantes da linha de História da Educação

Turma: A

Sala: 4110

Data de início: 15/03/2023

Data de término: 05/07/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação/tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e II. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo normas da ABNT.

Programa

1) Objetivos: Discutir as pesquisas em andamento dos(as) doutorandos(as) e mestrandos(as), com base nos debates teórico-metodológicos recentes do campo da História da Educação, em articulação com os Seminários de Pesquisa. 2) Conteúdos: O processo de pesquisa na área de História da Educação; O trabalho de produção das fontes; A categorização dos dados;  A escrita de projetos e relatórios de pesquisa. 3) Metodologia: A avaliação será realizada com base na presença e na participação dos(as) estudantes nos encontros realizados.

Bibliografia

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, Nadir, CARVALHO, Marília Pinto de, VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2003, p. 33-48.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith, GEWANDSZAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais. 2ed.São Paulo: Pioneira, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CELLARD, André. A análise documental. POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p.295-316.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

GALVÃO, Ana Maria de O.; LOPES, Eliane M. Território plural: a pesquisa em História da Educação. São Paulo: Ática, 2010.

GATTI, Bernadete. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.

LAROCCA, Priscila, ROSSO, Ademir José, SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.2, n.3, p.118-133, mar 2005.

LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W., GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Loizos, 2002, p.137-155.

PASSERON, Jean-Claude; REVEL, Jacques (dir.). Penser par cas. Paris: Éditions EHESS, 2005.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Orientações para elaboração de trabalhos técnicos científicos. Belo Horizonte: Sistema Integrado da Bibliotecas da PUC Minas, 2016.

UFMG. Guia do aluno da Pós-Graduação em Educação na UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, 2011.