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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Trabalho, educação e privação de liberdade

Turma: N

Sala: 03

Data de início: 24/08/2017

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA)

Horários

Ementa

Fundamentos da relação trabalho e educação, direitos humanos, violência e encarceramento,trabalho e educação no sistema prisional e trabalho e educação no sistema socioeducativo.

Programa

1    Fundamentos da Relação Trabalho e Educação
2    Direitos Humanos, violência e encarceramento
3    Trabalho e Educação no Sistema Prisional
4    Trabalho e Educação no Sistema Socioeducativo

Bibliografia

EDUCAÇÃO & REALIDADE. Educação em Prisões. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, v.38, n.1, jan/mar. 2013 (Organização: Elenice Onofre e Elionaldo Julião).
EM ABERTO. Educação em Prisões. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, v. 24, n. 86, p.  1-179, nov. 2011 (Organização: Timothy Ireland).
FIDALGO, Fernando; FIDALGO, Nara. Sistema Prisional: Teoria e Prática. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2017. 441 p.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2000.
MELOSSI, Dario; PAVARINI, Massimo. Cárcere e fábrica: as origens do sistema penitenciário (séculos XVI-XIX). Tradução Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2006.
MARX, K.. O Capital: Crítica da Economia Política.  Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Volume 1. Livro 1.São Paulo: Nova Cultural, 1996.
RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punição e estrutura social. Tradução de Gizlene Neder. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2004