Turma: H
Sala: 4102
Data de início: 15/03/2023
Data de término: 21/06/2023
N° total de vagas: 5
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
A Educação Matemática: breve histórico e perspectivas atuais. Problematização de concepções e tendências em Educação Matemática relacionadas às temáticas de pesquisa dos/das participantes.
1. A Educação Matemática como prática social;
2. A Educação Matemática no Brasil: histórias e perspectivas;
3. Concepções e Tendências em Educação Matemática e seus posicionamentos éticos, políticos, estéticos e econômicos.
OBS: Dias em que acontecerão os seminários: 15/03; 29/03; 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06; 21/06.
D’AMBROSIO, U. A Educação Matemática na década de 1990: perspectivas e desafios. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 1987, São Paulo (SP). Anais... São Paulo: Atual Editora,1988. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/files/enemI.pdf
D’AMBROSIO, U. Desafios da educação matemática nos anos 2000. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1, 2000, Serra Negra (SP). Anais… Brasília: SBEM, 2000.
FERNANDES, F. S.; VALENTE, W. R. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento. Bolema, v. 33, n. 63, p. iv-xix, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n63e01
MIGUEL, A. Entre jogos de luzes e sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, p. 323-365, 2016.