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FAE915 - Metodologia de Pesquisa : Metodologia de Pesquisa

Turma: C

Sala: 3111

Data de início: 09/03/2023

Data de término: 29/06/2023

N° total de vagas: 30

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

(Ementa oficial) Pesquisa em ciências sociais e em educação: sua natureza científica e características. Aspectos básicos da pesquisa educacional: identificação do problema e desenvolvimento de questões de pesquisa; variáveis e hipóteses; revisão de literatura; amostragem; validade e confiabilidade; desenhos de pesquisas qualitativas, quantitativas e mistas. Aspectos éticos da pesquisa educacional. Elementos básicos de um projeto de pesquisa.

Programa

TÓPICOS DO PROGRAMA:

1. Introdução à pesquisa: a pesquisa em ciências humanas
2. A pesquisa em educação: problemas e desafios
3. As diferentes etapas da pesquisa e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa educacional
3.1. As diferentes etapas da pesquisa: a escolha do tema e a formulação do problema, a revisão de literatura, modelos de análise
3.2. Planejamento da pesquisa empírica e validade
3.3. Procedimentos de coleta de dados: observação, etnografia, questionário e entrevista e outros
3.4. Procedimentos de análise de dados: análise de conteúdo e análise estatística e outros
4. A elaboração de projetos e relatórios de pesquisa


OBJETIVO:

Esta disciplina foi planejada para fortalecer a capacidade dos estudantes de mestrado conduzir uma pesquisa em educação. A disciplina irá se concentrar, na primeira fase, sobre os fundamentos da pesquisa no campo social (e educacional, por decorrência), incluindo: a lógica da investigação científica, o desenvolvimento de proposições teóricas testáveis empiricamente, conceituação e construtos, inferência causal, amostragem e seleção. Em seguida, irá discutir a alguns métodos de pesquisa disponíveis para os cientistas sociais que são utilizados nas pesquisas em Educação, debater sobre os seus pontos fortes e fracos.
A intenção é contribuir que os estudantes compreendam a lógica e as limitações da pesquisa social, adquiram habilidades e conhecimentos para avaliar de forma crítica (mas construtiva) o trabalho dos outros e a pensar criativamente e analiticamente sobre as vantagens comparativas de algumas estratégias de pesquisa no campo social utilizadas na pesquisa educacional. A disciplina visa contribuir para o aprimoramento dos projetos de pesquisa. Mas devido à diversidade de orientações teóricas
deste programa de pós-graduação, não há intenção de discutir projetos de pesquisa individuais, o que poderá ocorrer nos seminários das respectivas linhas de pesquisa.

METODOLOGIA:

A disciplina terá aulas expositivas dialogadas para reflexão sobre os problemas trazidos pelas leituras e seminários conduzidos pelos estudantes para discutir métodos e técnicas de pesquisa. Durante o semestre, serão propostas algumas atividades (memorandos), que visam estabelecer relações entre as leituras e os projetos de pesquisa. Estas deverão ser enviadas via Moodle, conforme o cronograma apresentado no primeiro dia de aula. As atividades enviadas no prazo receberão feedback (comentário da professora).

Bibliografia

O programa da disciplina terá indicação de leituras básicas e complementares, dentre as seguintes referências:

ABDAL, Alexandre; OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos; GHEZZI, Daniela Ribas; SANTOS JÚNIOR; Jaime. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

ALONSO, Angelo; MIRANDA, Danilo S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

AMADO, João (org.) Manual de investigação qualitativa em Educação (3ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.

BABBIE, Earl R. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

BAUER, M. W.; GASKELL, G (org). Pesquisa Qualitativa, com texto imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Ed. Vozes, 2007.

BECKER, Howard S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BECKER, Howard S. Truques de escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2015.

BECKER, Howard S. Evidências: sobre o bom uso  de dados em ciências sociais. (Trad. Maria Luíza X. de A. Borges). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2022.

BOGDAN, R.; BILKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: Introdução aos métodos qualitativos. (Tradução: Markus A. Hediger). Petrópolis: Ed. Vozes, 2020.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean.-Claude; CHAMBOREDON, Jean.-Claude. O Ofício do Sociólogo. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 4ª edição, 2004.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

HATCH, J. Amos. Doing qualitative research in education settings. New York: State University of New York press. 2002.

LUPTON, Deborah. (Ed.) Doing fieldwork in a pandemic (crowd-sourced document)., 2020. Available at: https://docs.google.com/document/d/1clGjGABB2h2qbduTgfqribHmog9B6P0NvMgVuiHZCl8/edit?ts=5e88ae0a#

MAXELL, Joseph A. Qualitative Research Design: An Interactive Approach (3ª ed.), Sage, 2013.

MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

NUNES, Edson de Oliveira (org.). A Aventura Sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social (2ª ed.) Rio de Janeiro, Garamond, 2019.

PAUGAM, Serge. (Coord.) A pesquisa sociológica. Petrópolis: Ed. Vozes, 2015.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. (5a. Ed). Lisboa: Gradiva, 2008

SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

SYKES, Gary; SCHNEIDER, Barbara; PLANK, David N. (ed). Handbook of Education Policy Research. New York: AERA; Routledge, 2009.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada (2ª. Ed.). Porto Alegre: Artmed, 2008.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília P; VILELA, Rita A. T. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003

Outras referências poderão ser inseridas.