Turma: B
Sala: 4118
Data de início: 08/03/2023
Data de término: 28/06/2023
N° total de vagas: 8
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Elizabeth Guzzo de Almeida, Terezinha Cristina da Costa Rocha
Perspectiva etnográfica em pesquisas sobre Educação e práticas de letramentos
Esta disciplina tem por objetivo geral promover discussões sobre o desenvolvimento de pesquisas em educação a partir de uma abordagem etnográfica. Serão promovidas: (i) discussões sobre lógicas em uso implementadas nos processos de construção, análise e representação de dados; (ii) reflexões sobre as relacões entre pesquisador e participantes das pesquisas em desenvolvimento buscando a compreensão do que vem sendo designado por "etnografia colaborativa". O curso envolverá análise de dados produzidos em pesquisas em desenvolvimento como referência para discussões conceituais e práticas.
LASSITER, Luke Eric. The Chicago Guide to Collaborative Ethnography. Chicago: The Chicago University Press, 2005
ROCKWELL, Elsie. La experiencia etnográfica: historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós, 2009.
SKUKAUSKAITÈ, Audra (Editor), GREEN, Judith L. (Editor). Interactional Ethnography. New York: Routledge, 2022.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. (Trad. Marcos Bagno). São Paulo: Parábola, 2014.
SZUNDY, P. T. C. ; CASTANHEIRA, M. L. ; GREEN, J. . RESEARCHING PRACTICES IN LITERACIES ACROSS LANGUAGES AND SOCIAL DOMAINS: INTERNATIONAL PERSPECTIVES. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 59.1, 2020.