Turma: C
Sala: 4120
Data de início: 07/03/2023
Data de término: 13/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Silvia Parrat-Dayan, Maria de Fátima Pio Cassemiro
Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sociocultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade. Estudos e pesquisas sobre história das relações entre psicologia, educação e saúde mental no Brasil. Conexões e histórias cruzadas na evolução da Psicologia Educacional no Brasil e em outros países ocidentais, constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica na área dos saberes psi em suas relações com a educação nos séculos 20 e 21. Principais tendências teóricas e produção de conhecimentos na área da Psicologia Educacional no período contemporâneo. A Psicologia Educacional no Brasil. Os psicólogos no sistema educacional brasileiro: história e tendências atuais, em especial a partir da Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a obrigatoriedade da participação dos profissionais de psicologia na rede de ensino básico no Brasil.
Unidade I – Tendências contemporâneas no estudo da história da psicologia no contexto sócio cultural, com ênfase na história das relações entre psicologia e educação na modernidade – conceitos de circulação, hibridização, apropriação, indigenização, histórias cruzadas;
Unidade II – Conhecimentos em psicologia como referência para a educação: a psicologia filosófica e a psicologia científica. Conexões e histórias cruzadas na evolução da Psicologia Educacional no Brasil e em outros países, estudos sobre a constituição das redes internacionais de intercâmbio e cooperação científica e acadêmica nas áreas da Psicologia, Psicanálise, Educação e Saúde Mental. A Psicologia Educacional nos séculos 20 e 21 - principais tendências teóricas e de pesquisa;
Unidade III - Estudos e pesquisas sobre história das relações entre Psicologia, educação e saúde mental no Brasil – ideias, práticas e relações com o contexto sócio cultural (apresentações de pesquisas em elaboração);
Unidade IV – tendências atuais, em especial a partir da Lei Federal nº 13.935/2019 que estabelece a obrigatoriedade da participação dos profissionais de psicologia na rede de ensino básico no Brasil.
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Curso on-line sobre História dos saberes psicológicos oferecido por Marina Massimi no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)
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Artigos publicados nos últimos 5 anos nos periódicos History of Psychology, Journal of the History of the Behavioral Sciences, Paedagogica Historica, Memorandum, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia e Sociedade, entre outros.
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