Turma: L
Sala: 505
Data de início: 14/03/2023
Data de término: 27/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Contextualização histórica da presença de estudantes indígenas nas universidades e da produção de pesquisas por eles/elas realizadas; a autoria indígena em diferentes abordagens, linguagens e suportes; demarcações da pesquisa indígena e da produção escrita a ela relacionada e suas contribuições para a academia.
Conteúdo Programático
A- Contextualização histórica da presença indígena e produção de pesquisas
B- Leitura e análise crítica de produções de autoria Indígena
C- Pesquisa e escrita de dissertação/tese por indígenas: desafios e perspectivas
D- Metodologias dos/das pesquisadores/as indígenas: explorações e contribuições
Metodologia
A disciplina será organizada em duas etapas. A primeira será ofertada em campo, em uma das aldeias dos/das estudantes inscritos (30h). Uma segunda etapa concentrada em 1 semana na FAE (20h). A etapa de campo deverá gerar uma dinâmica de oficina a ser realizada ao longo do semestre (10h), com acompanhamento individualizado para estimular e orientar a produção escrita entre os/as estudantes
Serão utilizados recursos de encontros remotos especialmente para acompanhamento individualizado. A atividade ofertada em campo pode contar com participação de pesquisadores e pesquisadoras parceiros/as.
Estão previstas as seguintes atividades, dentre outras a serem propostas:
• LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS DE AUTORIA INDIGENA
• ORIENTAÇÃO/ELABORAÇÃO DE TEXTO LIGADO À PESQUISA/PROJETO
• SEMINARIOS ONLINE COM PESQUISADORES/AS INDÍGENAS
Metodologia de Avaliação
A avaliação será feita de forma processual, a partir das produções dos estudantes nas diversas atividades propostas, além de uma auto-avaliação em relação ao processo vivido. A avaliação será feita também a partir de um acompanhamento mais sistemático das/os estudantes que estão com dificuldades específicas.
Bibliografia Básica (todas serão disponibilizadas em PDF ou através do link)
• ANDRADE, K. V. ; YUDUWANA, V. C. . A origem de tudo: uma teoria ye'kwana sobre a criação do mundo. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais , v. 22, p. 160-181, 2017.
• ANDRADE, K. V. . Acumulando saberes - o processo de escolarização no contexto ye'kuana. Teoria & Sociedade (UFMG) , v. Especi, p. 202-218, 2014.
• KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu : Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
• KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
• PATAXÓ, Kanátyo. O machado, a abelha e o rio. Ilustrações Werimehe Pataxó. Brasília: MEC, 2005.
• PATAXÓ, Kanátyo. Txopai e Itôhã. Ilustrações Kanátyo Pataxó; história contada por Apinhaera Pataxó. Belo Horizonte: Formato, 2000.
• PATAXÓ, Kanátyo. Proposta curricular da vivência e do mundo de vida Pataxó. Escola Estadual Indígena Pataxó Muã Mimatxi.
PRODUÇÕES ACADÊMICAS INDÍGENAS:
• Anari Pataxó (Anari Braz Bomfim) Mestrado em em Estudos Étnicos e Africanos. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Patxohã, "língua de guerreiro": um estudo sobre o processo de retomada da língua Pataxó, Ano de obtenção: 2014. Orientadora: América Lúcia Silva César. Co-orientadora: Maria do Rosário de Carvalho.
• Bruno Ferreira Kaingang Mestrado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: Educação kaingang: processos próprios de aprendizagem e educação escolar Ano de obtenção: 2014. Orientadora: Maria Aparecida Bergamaschi.
• Célia Xakriabá (Célia Nunes Correa) Mestrado em Desenvolvimento Sustenável. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada, Ano de obtenção: 2018. Orientadora: Cristiane de Assis Portela.
• Daniel Munduruku (Daniel Monteiro Costa) Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: O caráter educativo do Movimento Indígena Brasileiro (1970-2000), Ano de obtenção: 2010. Orientadora: Roseli Fischmann.
• Edgar Corrêa Kanaykõ Xakriabá (Edgar Nunes Corrêa) Mestrado em Antropologia Social. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente, Ano de obtenção: 2019. Orientador: Rubens Caixeta de Queiróz.
• Elda Vasques Guarani (Elda Vasques Aquino) Mestrado em Educação. Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil. Título: Educação escolar indígena e os processos próprios de aprendizagem: espaço de inter-relação de conhecimentos na infância Guarani/Kaiowá, antes da escola, na Comunidade Indígena de Amambai, Ano de obtenção: 2012. Orientadora: Adir Casaro Nascimento.
• Gersem Baniwa (Gersem José dos Santos Luciano) Doutorado em Antropologia. Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Título: Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro, Ano de obtenção: 2011. Orientador: Stephen Grant Baines.
• Gilberto Pires Kadiwéu Mestrado em Antropologia Social. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. Título: As fronteiras da educação indígena: considerações de um professor Ejiwajegi sobre a escola intercultural, Ano de obtenção: 2019. Orientador: Antonio Hilário Aguilera Urquiza
• Mirna Patricia Marinho Da Silva Mestrado em Arte e Cultura Visual. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Título: Que memórias me atravessam? Meu percurso de estudante indígena, Ano de obtenção: 2018. Orientador: Raimundo Martins da Silva Filho.
• Rita Potiguara (Rita Gomes do Nascimento) Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Título: Rituais de resistência: experiências pedagógicas tapeba, Ano de obtenção: 2009. Orientadora: Rosália de Fátima e Silva.
• Severiá Idioriê (Severiá Maria Idioriê-Xavante) Mestrado em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. Título: Línguas e educação intercultural na formação de professores A'uwê, Ano de obtenção: 2016. Orientadora: Beleni Salete Grando.
Teodora de Souza Guarani Mestrado em Educação. Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil. Título: Educação escolar indígena e as políticas públicas no município de Dourados/MS (2001-2010), Ano de obtenção: 2013. Orientadora: Adir Casaro Nascimento.