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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : PDE III: EDUCAÇÃO E FILOSOFIAS AFRICANAS: APROXIMAÇÃO INICIAL E PRÁTICAS DE CONHECIMENTO

Turma: M

Sala: 4116

Data de início: 17/03/2023

Data de término: 30/06/2023

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

José Eustáquio de Brito

Horários

Ementa

A discussão sobre a diversidade de práticas de conhecimento na educação tem provocado novas indagações e problematizações que exigem um conjunto de respostas que não podem ser agenciadas de forma individualizada por um único campo do conhecimento. Tais respostas necessitam ser realizadas por meio de abordagens interdisciplinares e epistemologicamente emancipatórias. Os estudos sobre educação e antirracismo têm revelado que a injustiça e o racismo epistêmicos exigem a ampliação do debate, o reconhecimento de múltiplas práticas de conhecimento, de saberes construídos nas lutas sociais, nas culturas e vivências dos diversos coletivos sociais, étnicos e raciais da nossa sociedade. A aproximação entre educação e as filosofias africanas apresenta-se como um caminho profícuo para essa reflexão. A disciplina estabelecerá um percurso inicial entre a educação e as filosofias africanas a partir do pensamento de diversos autores e autoras cujas produções ajudam a aprofundar o debate entre os dois campos. Temas como diversidade, relações étnico-raciais, ética, estética, cosmologias africanas e afro-brasileiras e religiosidade de matriz afro-brasileira serão abordados por meio de aprofundamento bibliográfico, seminários temáticos e aulas expositivas.

Programa

UNIDADES:
1.    Educação, relações étnico-raciais e os novos desafios epistêmicos.
2.    Ética e diversidade: indagações colocadas para uma filosofia inscrita numa perspectiva etnocêntrica.
3.    O pensamento filosófico negro brasileiro e afrodiaspórico e do ensino das filosofias de descolonização e antirracistas.
4.    Estética da Libertação Africano-Brasileira.
5.    Educação e filosofia do terreiro: tradições, mudanças e ressignificações.
6.    Filosofias africanas: tradição e reconciliação.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA
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SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017

SITE:
https://filosofia-africana.weebly.com/ (Professor Wanderson Flor do Nascimento).