Turma: G
Sala: 4120
Data de início: 14/03/2023
Data de término: 20/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Tiago Antonio da Silva Jorge
Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina. Processos sócio-históricos latino-americanos. O pensamento crítico-social e os processos de modernização na América Latina. Estado e políticas públicas e reformas educacionais na América Latina e suas repercussões na condição docente.
UNIDADE I – Processos sócio-históricos e o pensamento crítico social latino-americano
• Introdução ao pensamento crítico social-latino americano: principais tendências teóricas
• A construção da identidade latino-americana
• Período colonial, o Estado Nacional e o socialismo indoamericano
• Lutas anticoloniais e movimentos de independência
• América Latina: anticolonialismo e reconhecimento cultural: originalidade, autenticidade e resistência
• Teorias da modernização, a Cepal e o nacional-desenvolvimentismo e a teoria do Capital Humano
UNIDADE II – Poder político, políticas educacionais e a questão docente na América Latina
• Sistema político e o Estado na América Latina
• Políticas públicas e o papel do Estado na educação
• O contexto político atual e a educação na América Latina
• Direito à educação, diversidade e desigualdade social
• A internacionalização da agenda educacional e o contexto latino-americano
• A internacionalização da agenda da educação: docência e avaliação
• As pressões mercantis e a educação superior na América Latina
BONETTO, M.S. El Estado en la región. La conflictiva discusión de alternativas teóricas. Thwaites Rey, M. (Editora), El Estado en América Latina: continuidades y rupturas, Buenos Aires: Editorial ARCIS/CLACSO, 2012.
CANCLINI, N.G. (1998). Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1998. Cap. 7 – Culturas híbridas e poderes oblíquos.
________________. Economía y cultura: El espacio común latinoamericano. In: GARCÍA CANCLINI, N. Latinoamericanos buscando lugar en este siglo. Buenos Aires: Paidós, 2002, pp. 51-77.
FALS BORDA, O. Las revoluciones inconclusas en América Latina. In: Victor Manuel Moncayo (compilador). Una sociología sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y CLACSO, 2009, pp. 395-418.
FELDFEBER, M. Educación, sociedad y política en el contexto de la Pandemia en América Latina. In, OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA Jr, E.; CLEMENTINO, A. M. (orgs.) Trabajo docente en tiempos de pandemia en América Latina: análisis comparado. Brasília, DF: IEAL-CNTE/Red Estrado/Criatus Design e Editora, 2021.
FRASER, N. Do neoliberalismo progressista a Trump – e além. Política & Sociedade - Florianópolis - Vol. 17 - Nº 40 - Set./Dez. de 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2018v17n40p43/.
GLUZ, N. Movimientos sociales los avances y las contradicciones en las luchas por el reconocimiento oficial. In: GLUZ, N. Las luchas populares por el derecho a la educación: experiencias educativas de movimientos sociales Buenos Aires: CLACSO, 2013, pp. 83-91.
HAYA DE LA TORRE, V.R. La realidad económica-social de América Latina. In: MARINI, R.M. y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes a la CEPAL. México D.F., El Caballito, 1994, pp. 79-96.
LINERA, A.G. Indianismo e marxismo: o desencontro de duas razões revolucionárias. In: SADER, E. Cadernos do pensamento crítico latino-americano. São Paulo: Expressão Popular/CLACSO, 2008.
MARIÁTEGUI, J.C. O problema do índio. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.53-65.
________________. O processo de educação pública. In: MARIÁTEGUI, J.C. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008, pp.116-122.
MARINI, R.M. Las raíces del pensamiento latinoamericano. In: MARINI, R.M. Y MILLÁN, M. (coords.). La teoría social latinoamericana, t. I: Los orígenes. México D.F., El Caballito, 1994, pp.17-35.
McCOWAN, T. O direito universal à educação: silêncios, riscos e possibilidades. Praxis Educativa. Universidade de Ponta Grossa, v.6., n°1, jan-jun, 2011.
MOLSTAD, C.E., PETTERSSON, D., PROITZ, T.S. Infusão suave: a construção de professores no âmbito do PISA. OLIVEIRA, D.A., CARVALHO, L.M., LE VASSEUR, L., MIN, L. NORMAND, R. Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do educador: perspectivas globais e comparativas. Petrópolis: Vozes, 2019.
MURILLO, S. Producción de pobreza y construcción de de subjetividad. In: CIMADAMORE, A. & CATTANI, A.D. Producción de pobreza y desigualdad en América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2008. (p. 41-78).
NAIDORF, J. La privatización del conocimiento público en universidades públicas. In: GENTILI, P. & LEVY, E. (Comps.). Espacio público y privatización del conocimiento. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
NORMAND, R. Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.11, pp.49-76.
OLIVEIRA, D.A. Da promessa de futuro à suspensão do presente: a teoria do capital humano e o PISA na educação brasileira. Petrópolis: Vozes, 2020.
PINTO, S. R.; O pensamento social e político Latino-Americano: etapas de seu desenvolvimento. Sociedade e Estado. vol.27, no.2, Brasília: May/Aug. 2012, pp. 337-359.
PUIGGRÓS, A. Las alternativas cambian con el tiempo. In: PUIGGRÓS, A. De Simón Rodríguez à Paulo Freire: educación para la integración iberoamericana. Buenos Aires: Colihue, 2010, pp.7-37.
________________. Avatares y resignificaciones del derecho a La educación em América Latina. In: Docência. Año XV, no. 40. Santiago de Chile: Colégio de Profesores, mayo, 2010.
QUIJANO, A. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In: ROSENMANN, M. R. Pensar América Latina. El Desarrollo de la sociología latinoamericana. Buenos Aires, Clacso, 2008.
RUIZ, G. R. & ACOSTA, F. La educación comparada en américa latina: tradiciones históricas, circulación de temas, perspectivas y usos contemporáneos de la comparación en los estudios pedagógicos. Revista Educação, sociedade e culturas. FCPE, Universidade do Porto (Portugal), 2017.
SARAIVA, A.M.A.; SOUZA, J.F. A formação docente e as organizações internacionais: uma agenda focada na performatividade dos professores e na eficácia escolar. Currículo sem Fronteiras. V. 20, n1, p.129-147, jan/abr.2020.
SOSA FUENTES, S. La identidad cultural latinoamericana en José Martí y Luís Villoro: Estado plural, autonomía y liberación en un mundo globalizado. Rev. mex. cienc. polít. soc [online]. 2010, vol.52, n.208, pp.41-62. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-19182010000100003&lng=es&nrm=iso.
THWAITES REY, M. Entre tecnócratas globalizados y políticos clientelistas: derrotero del ajuste neoliberal en el Estado Argentino. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2005. Cap. 1.
URQUIDI, V. Questão nacional na Teoria Social Latino-americana e o Plurinacionalismo como questão. 37º Encontro Anual da ANPOCS: Águas de Lindóia/SP, 23 a 27 de setembro de 2013. http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=8394&Itemid=459.
VERGER, A., MOSCHETTI, M y FONTDEVILA, C. La privatización en América Latina: una cartografía de políticas, tendencias y trayetorias. Universitad Autónoma de Barcelona/IEAL, 2017.
VILLANI, M.; OLIVEIRA, D. A. Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, vol. 43, núm. 4, Outubro-Dezembro, 2018, pp. 1343-1362 Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação.
WALLERSTEIN, I. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.
WALKER, V. S. Evaluación y carrera académica/docente: la perspectiva de los actores de dos universidades argentinas. Revista: IICE (Buenos Aires), 2017.