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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : História da educação: o eurocentrismo em questão

Turma: N

Sala: 2115

Data de início: 07/03/2023

Data de término: 13/06/2023

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

O paradigma eurocêntrico presente nas tendências pedagógicas, na organização do tempo histórico e na geopolítica mundial. Processo de constituição da colonialidade do saber nas dinâmicas do processo civilizador/colonizador. Práticas pedagógicas subalternizadoras e opressoras tecidas nas relações étnico-raciais, de gênero, de geração e classe social.

Programa

Objetivos
* Discutir as dimensões eurocêntricas na elaboração do pensamento pedagógico e imposição de uma razão/história única
*Analisar as dinâmicas educativas do processo civilizador/processo colonizador   
* Problematizar a crítica decolonial na história da educação latino-americana
Conteúdo programático
Unidade I: A elaboração do mito da modernidade
1) Cristandade medieval, escolástica e violência pedagógica
2) Processo civilizador/ processo colonizador
3) Cogito cartesiano como modelo da hermenêutica latino-americana: desconstrução de identidades e produção de subalternidades
Unidade II: Iluminismo e a ideologia eurocêntrica
1) Fundamentos da modernidade pedagógica: Comenius, John Locke
3. O índio brasileiro na inspiração de expoentes da pedagogia europeia: Rosseau
Unidade III: Pedagogia e escolarização nos séculos XVIII – XX
1) Expoentes da pedagogia eurocêntrica: Condorcet, Pestalozzi,
2) Expoentes da pedagogia latino-americana: Amunátegui,
2) Organização dos sistemas nacionais de ensino
4)  Educação e reforma social: liberalismo, positivismo e marxismo
Unidade IV: Desenvolvimentismo pedagógico e neoliberalismo
1) Pedagogia da escola nova e eugenia
2) Pedagogias totalitárias
2) Desenvolvimentismo pedagógico nos anos de 1950-1960  
Unidade V: Metapedagogias na crítica decolonial
1) Legado de Mariátegui
2) Pedagogia da libertação e Paulo Freire
Avaliação
1. Seminários em grupo de aprofundamento temáticos: 3x 30
2. Coordenação de leitura: 10

Bibliografia

Bibliografia (EM CONSTRUÇÃO)
AMIN, Samir (2021). Eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo: Lavrapalavra.  
ARGOTE, German Marquinez. Metafísica desde Latinoamérica.
BROCARDO, Daniele e TECCHIO, Caroline. Olhares para a História: pós-colonialismo, estudos subalternos e decolonialidade. Revista Latino-americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, dez. 2017.
COMTE, Auguste. Discurso Preliminar Sobre o Conjunto do Positivismo. www.filosofia.com.br
CONDORCET, Jean Antoine Nicolas de Caritat. Cinco memórias sobre a instrução pública. São Paulo: UNESP, 2008, páginas 15-67.
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ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, vol1. (Apêndice, pags. 214-252)
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, vol 2.
FONTANA, Josep. A Europa diante do espelho. Bauru, SP: Edusc, 2005.
FRANCO, Afonso Arinos de Melo Franco. O índio brasileiro e a revolução francesa. Rio de Janeiro. TopBoks, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FRIEDMAN, Milton e FRIEDMAN, Rose. Livre para escolher: uma reflexão sobre a relação entre liberdade e economia. Rio de Janeiro: Record, 2015.
HANSEN, João Adolfo. A civilização pela palavra. In: LOPES, Eliane et al (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. São Pauolo: Unimep, 1996. (pags 1-38)
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MALVANO, Laura. O mito da juventude transmitido pela imagem: o fascismo italiano. In LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio De Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MICHAUD, Eric. Soldados de uma ideia in LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, volume 2.
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990. (Capitulo 11)
PEREIRA, Luiz. Desenvolvimento, trabalho, educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1997
PESTALOZZI, Johann Heinrich. Coleção Educadores, Brasília, MEC, 2010.
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POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 2000. (Capítulos 6,10,12,13)
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TODOROV, Tzvetan. A conquista da America. A questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003
VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública, processo civilizador, modernidade eurocêntrica e exclusão socioracial: diálogos com Anibal Quijano e Norbert Elias in VEIGA, Cynthia Greive e OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.
VEIGA, Cynthia Greive. Subalternidade e opressão sociorracial: questões para a historiografia da educação latino-americana. São Paulo: Ed. UNESP, SBHE, 2022.
WALLERSTEIN, Immanuel. O universalismo europeu: a retorica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.