Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Oficina de Escrita Científica: Representações Sociais, Identidade, Subjetividade e Educação

Turma: C

Sala: 4110

Data de início: 10/03/2023

Data de término: 06/07/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Maria Laís dos Santos Leite

Horários

Ementa

As pesquisas em Psicologia e Educação; principais instrumentos e espaços de divulgação do conhecimento em Psicologia e Educação; leitura crítica e construção/escrita de trabalhos científicos sobre representações sociais, identidade, subjetividade e Educação; métodos de coleta e análise de dados conjugadas com as epistemologias em Psicologia e Educação; discutindo resultados a partir de softwares de análise qualitativa e/ou quantitativa;

Programa

1. Pesquisas em Psicologia Social e Educação

1.1. Representações Sociais

1.2 Identidade

1.3 Saúde Mental em Comunidades Educativas

1.4 Psicologia Rural

2. Produção Científica em Psicologia Social e Educação

3. Projetos de Pesquisa

4. Métodos de Coleta e Análise de Dados

Bibliografia

ANTUNES-ROCHA, M.I.; NASCIMENTO, I. F. G. (Org.) ; NASCIMENTO, A. R. A. (Org.) . Representações sociais, Identidade e preconceito. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. v. 1. 202p .

ANTUNES-ROCHA, M. I.; RIBEIRO, L. P. . Identidade e representações sociais: evidências e correlações a partir de pesquisas da área da Educação. Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, p. 402-435, 2021.

AMORIM, K. O. Educar em prisões: um estudo na perspectiva das representações sociais. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2016

ANTUNES-ROCHA, Mª I. Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

ANTUNES-ROCHA, M I.; RIBEIRO, L. P. Representações sociais em movimento: pesquisas em contextos educativos geradores de mudança. Curitiba: Appris, 2018.

ARRUDA, Ângela. Despertando do pesadelo: a interpretação. In.: SOUSA, Clarilza Prado et al. (Orgs.). Ângela Arruda e as Representações Sociais: estudos selecionados. Curitiba: Champagnat, 2014.

ARRUDA, Ângela. Modernidade & CIA: repertórios da mudança. In.: JESUíNO, Jorge Correia; MENDES, Felismina; LOPES, Manuel José. As representações sociais nas sociedades em mudança. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOTELHO FÉLIX, Lívia et al. O conceito de Sistemas de Representações Sociais na produção nacional e internacional: uma pesquisa bibliográfica. Psicologia e Saber Social, v. 5, p. 198-217, 2016. http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/20417/19733

DOISE, Willem. Human rights: common meaning and differences in positioning. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 19, n. 3, p. 201-210, Dec. 2003. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722003000300002&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Aug. 2018.

FARR, Robert. Les représentations sociales. In. : MOSCOVICI, Serge. Psychologie sociale. Paris : Presses Universitaires de France, 2014.

FLAMENT, Claude. Estrutura e dinâmica das representações sociais. In.: JODELET, Denise. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2001.

GILLY, Michel. As representações sociais no campo da educação. In: JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Tradução: Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001, 420p.

JODELET, Denise. As representações sociais. Tradução: Lilian Ulup .Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

JODELET, Denise. Experiência e representações sociais. In.: MENIN, MSS; SHIMIZU, A. M. Experiência e representação social: questões teóricas e metodológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

JODELET, Denise. Representações sociais e modos de vida. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2017.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais: para uma fenomenologia dos saberes sociais. Psicologia e Sociedade 10(1): 54-68, jan./jun. 1998.

MOLINER, Pascal; GUIMELLI, Christian. Les représentations sociales. Grenoble: PUG, 2015.

MONTERO, Maritza. Estratégias discursivas ideológicas. In.: LANE, Sílvia; SAWAIA, Bader. Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, Serge (Org.). Psychologie Sociale. Paris: PUF, 1998 (7ª. Ed.).

MOSCOVICI, Serge. Das representações coletivas às representações Sociais: elementos para uma história. In.: JODELET, Denise. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: Ed. Uerj, 2001.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005 (3ª. ed.)

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Brasília: UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 18 out. 2022.

RIBEIRO, L.P.; CARVALHO, C. ; ANTUNES-ROCHA, M. I. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MOVIMENTO: uma análise de duas pesquisas no âmbito da Educação do Campo da FaE-UFMG. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 343-366, 2017.

RIBEIRO, Luiz Paulo. O campo, a violência e a educação do campo.Rio de Janeiro: Editora Gramma, 2017.

RIBEIRO, Luiz Paulo; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. História, abordagens, métodos e perspectivas da teoria das representações sociais. Psicologia & Sociedade (Online), v. 28, p. 407-409, 2016. http://www.scielo.br/pdf/psoc/v28n2/1807-0310-psoc-28-02-00407.pdf

ROJAS-ANDRADE, Rodrigo Miguel (org.). Saúde Mental en comunidades educativas. Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Santiago, 2022.

SÁ, Celso Pereira. A Construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.