Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE931 - Seminário de Pesquisa I : Sociologia da Educação: Escolarização e Desigualdades Sociais

Turma: J

Sala: 3106

Data de início: 15/03/2023

Data de término: 21/06/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão e aprimoramento dos projetos de dissertação e tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos discentes e, de modo geral, para a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais”.

Programa

- Apresentação e discussão sobre a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais” no Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG: composição, tendências teóricas e metodológicas.

- Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes.

- Referenciais teóricos e metodológicos para aprimoramento dos projetos de pesquisa.


OBS: Dias em que acontecerão os seminários: 15/03; 29/03; 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06; 21/06.


Bibliografia

BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, Ana Maria Netto (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BRANDÃO, Zaia. Um jogo de espelho: do survey aos estudos de casos. In: PAIXÃO, Lea, ZAGO, Nadir. Sociologia da educação: pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis:Vozes, 2007.

CORCUFF, Philippe. As novas sociologias: construções da realidade social. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: SP, EDUSC, 2001.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI e MACHADO, op. cit., p. 82-101.

BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.