Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE926 - Processos e Discursos Educacionais IV : Nível Socioeconômico (NSE) na Pesquisa Educacional

Turma: B

Sala: 4114

Data de início: 05/04/2023

Data de término: 31/05/2023

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Docentes externos

Túlio Silva de Paula

Horários

Ementa

Relação entre desigualdades sociais e resultados escolares; mensuração de condições socioeconômicas das famílias e escolas para estudos em eficácia escolar. Operacionalização de medidas de nível socioeconômico (NSE) nas pesquisas educacionais. Aplicação e avaliação de critérios estatísticos para produção de uma medida de NSE.

Programa

TÓPICOS DO PROGRAMA:

1) Desigualdades educacionais: fatores internos e externos às escolas associados aos resultados dos estudantes.

2) Operacionalização de medidas de nível socioeconômico (NSE) em pesquisas sobre eficácia escolar nacionais e internacionais.

3) Elaboração de medidas de NSE utilizando teoria de resposta ao item (TRI): modelagem e aplicação empírica.

METODOLOGIA:

A disciplina será organizada em aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas serão dedicadas ao debate teórico sobre desigualdades sociais, as teorias da estratificação social e escolar, constructos e operacionalização de medidas de Nível Socioeconômico (NSE). As aulas práticas serão dedicadas a explicação dos modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para estimação de traços latentes e a sua aplicação para elaboração de medidas de NSE. Desejável conhecimento básico de estatística e noções do software livre R, que será utilizado na prática.

CRONOGRAMA:

ABRIL: 05, 12 e 19.

MAIO: 10, 17, 24 e 31 (3h).

AULAS NO LABORATÓRIO: 24 e 31 de maio.

Bibliografia

ALVES, M. T. G. Caracterização das Desigualdades Educacionais com Dados Públicos: Desafios para a Conceituação e Operacionalização Empírica. Lua Nova, São Paulo, v. 110, p. 189-214, 2020.

ALVES, T.; GOUVEA, M. A.; VIANA, A. B. N. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 129-166, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0011-5258201405.

ALVES, M. T. G.; PAULA, T. S. Measures of family background in the iPIPS project - possibilities and limits of comparative studies across countries. TYMMS, Peter et al. (eds). The first Year at School: An International Perspective. Springer Publishing  (Forthcoming work).

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F. Medidas de Nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 1, p. 1-30, junho, 2009.

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Índice Socioeconômico das Escolas de Educação Básica Brasileiras. Ensaio: Avaliação de políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 84, p. 671-704, jul./set. 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISAS. Alterações na aplicação do Critério Brasil, válidas a partir de 01/06/2019. ABEP – Associação Brasileira De Empresas de Pesquisas, p. 1-6, 2019. Disponível em < http://www.abep.org/criterioBr/01_cceb_2019.pdf>. Acessado em 15/11/5019.

AVVISATI, F. The measure of socio-economic status in PISA: a review and some suggested improvements. Large-scale Assessment Education, v. 8, n. 8, p. 1-37, 2020, https://doi.org/10.1186/s40536-020-00086-x.

ERNICA, M.; RODRIGUES, E. C. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.228514.

ERSAN, O.; RODRIGUEZ, M. C. Socioeconomic status and beyond: a multilevel analysis of TIMSS mathematics achievement given students and school context in Turkey. Large-scale Assessment Education, v. 8, n. 15, p. 1-32, 2020. https://doi.org/10.1186/s40536-020-00093-y.

HARWELL, M. Don’t expect too much: the limited usefulness of common SES measures. The Journal of Experimental Education, v. 87, n.3, 2019. https://doi.org/10.1080/00220973.2018.1465382.

KAMAMURA, W.; MAZZON, J. A. Critérios De Estratificação e Comparação de Classificadores Socioeconômicos no Brasil. RAE – Revista de Administração de Empresas, FGV/EAESP, São Paulo, v. 56, n. 1, p. 55-70, jan-fev, 2016.

MAY, H. A. Multilevel Bayesian Item Response Theory for Scaling Socioeconomic Status in International Studies of Education. Journal of Educational and Behavioral Statistics, v. 31, n. 1, Spring, p. 63-79, 2006.

R Core Team. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/, 2022.

RODRIGUES, E. C.; MATOS, D. A. S.; FERREIRA, A. S. Nível socioeconômico e ensino superior: cálculo e aplicações. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, n. 2, p. 494- 511, ago., 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772017000200013.

SCIFFER, M. G.; PERRY, L. B.; MCCONNEY, A. Critics of socio-economic school compositional effects: are they valid? British Journal of Sociology of Education, p. 1-14, 2020, https://doi.org/10.1080/01425692.2020.1736000.

SIRIN, S. R. Socioeconomic Status and Academic Achievement: A Meta-Analytic Review of Research. Review of Educational Research, Fall, v. 75, n. 3, p. 417–453, 2005.

SOARES, T. M. Utilização da Teoria da Resposta ao Item na Produção de Indicadores Sócioeconômicos. Pesquisa Operacional, v.25, n.1, p.83-112, Janeiro a Abril de 2005.

SOARES, J. F.; ANDRADE, R. J. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: Avaliação de políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 107-126, jan/mar, 2006.