Turma: E
Sala: 4108
Data de início: 12/03/2019
Data de término: n/d
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Origens e evolução da psicologia educacional. Contribuições das abordagens empirista, racionalista, interacionista-cognitivista e sócio-interacionista à psicologia educacional. Psicanálise e educação. A evolução da psicologia educacional no Brasil. Perspectivas contemporâneas em psicologia educacional.
PROGRAMA:
1. História e historiografia da psicologia.
2. Estudo dos processos de conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem no contexto da psicologia científica e da psicologia educacional.
3. Principais tendências teóricas da psicologia educacional: a interpretação centrada no sujeito (perspectiva racionalista) versus a interpretação centrada no ambiente (perspectiva empirista), implicações para o movimento da Escola Nova e da educação progressiva.
4. A perspectiva empirista no enfoque behaviorista.
5. A perspectiva racionalista na abordagem da Gestalt.
6. Desdobramentos do debate empirismo x racionalismo na perspectiva interacionista: Claparède e Piaget em Genebra (Instituto Jean Jacques Rousseau).
7. Desdobramentos do debate empirismo x racionalismo na perspectiva sócio-interacionista: Luria, Leontiev e Vygotsky na Rússia.
8. Psicanálise e educação.
9. A Psicologia Educacional no Brasil.
10. Tendências contemporâneas no estudo dos processos psicológicos e psicossociais na educação.
DESENVOLVIMENTO DO CURSO
O Curso se desenvolverá através de aulas expositivas, leituras dirigidas de textos clássicos e contemporâneos, seminários. Cada estudante deve escolher um artigo relacionado a seu tema de pesquisa em periódicos científicos da área da Psicologia (ver relação dos periódicos brasileiros, disponíveis na internet e no Portal Capes, no final da Bibliografia), e apresentar aos colegas. A apresentação deve também fornecer informações sobre o periódico que publicou o texto (nome, onde é editado, conselho editorial, linha editorial - objetivos, tipo de estudos que veicula, área de conhecimento e subáreas focalizadas, etc.).
Nos dias 15 a 17 de abril de 2019 estão todos convidados a participar do 37º Encontro Anual Helena Antipoff, promovido pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), Fundação Helena Antipoff e UFMG. O evento será realizado na FAE/UFMG e na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, MG, com a presença de vários pesquisadores convidados, em parceria com o 3º Congresso da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. O tema do evento será “"Psicologia no século 21: novos paradigmas, reflexões inovadoras, contribuições para a melhoria da qualidade de vida - questões históricas e contemporâneas"”. Haverá apresentação de trabalhos de pesquisa realizados por estudantes, professores e pesquisadores nacionais e internacionais. Cada aluno deverá assistir pelo menos uma sessão (conferência, mesa-redonda ou sessão de comunicações coordenadas) e apresentar um relato da palestra, com comentários.
AVALIAÇÃO
Relato de palestra – 15 pontos
Apresentação de leitura em sala de aula - 30 pontos
Ensaio sobre o tema “A psicologia na educação contemporânea – questões relevantes” - 50 pontos
Auto-avaliação – 5 pontos
ANTUNES, M. A. M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, p. 469-475.
AZZI, Roberta G.; GIANFALDONI, Mônica H.T.A. (Orgs.) Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011 (Série ABEP Formação, vol. 1).
BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. SP: UNESP, 1999
CAMPOS, Regina H.F. “História da psicologia e história da educação: conexões”. Em Veiga, Cynthia e Fonseca, Thaís (Orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 129-158.
CAMPOS, Regina H.F. Helena Antipoff. (Coleção Educadores). Recife, Brasília, DF: Ed. Massangana, MEC, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205206
CAMPOS, Regina H. F. “Psicanálise e educação na obra de Freud conflito entre a liberação das pulsões e as exigências da cultura”. Cap. 1 em Campos, Regina H. F. Contexto sócio-cultural e tendências da pedagogia psicanalítica na Europa Central e no Brasil. Belo Horizonte: FAFICH-UFMG, 1991.
CLAPAREDE, E. Educação Funcional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1940.
CLAPAREDE, E. Psychologie de l'enfant et pédagogie expérimentale. Genève: Kundig, 1926. (existe tradução em português)
COLL SALVADOR, César et al. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. (vols. 1,2, 3)
COLL SALVADOR, César et al. Psicologia do Ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
DOISE, W. & MUGNY, G. Psicologia Social e Desenvolvimento Cognitivo. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
FIGUEIREDO, Luis C. Matrizes do Pensamento Psicológico. Petrópolis: Vozes, 1991.
FIGUEIREDO, Luís C. Psicologia: uma introdução. SP: Educ, 1991.
GIUSTA, Agnela da Silva. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educ. rev., Mar 2013, vol.29, no.1, p.20-36. Disponível em: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/
GOPNIK, Alison. O jardineiro e o carpinteiro. Lisboa: Temas e Debates, 2017.
GOULD, Stephen J. A Falsa Medida do Homem. SP: Martins Fontes, 1991 (1a. ed. 1981).
GRUBER, H. & VONECHE, J. The Essential Piaget - An Interpretive Reference and Guide. Northvale, NJ: Jason Aronson Inc., 1995.
HOFSTETTER, R. & SCHNEUWLY, B. (Eds.) Passion, fusion, tension – New Education and Educational Sciences – End 19th – Middle 20th century. Bern: Peter Lang, 2006.
HOFSTETTER, R. & SCHNEUWLY, B. Emergence des sciences de l’éducation em Suisse à la croisée de traditions académiques contrastées – Fin du 19e – première moitié du 20e siècle. Bern : Peter Lang, 2007.
INHELDER, B., CELLERIER, G. e cols. O desenrolar das descobertas da criança: um estudo sobre as microgêneses cognitivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
JACÓ-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur A. L. & PORTUGAL, Francisco T. História da Psicologia – Rumos e Percursos. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2005. (Reeditado em 2013, edição revista e ampliada)
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LOURENÇO FILHO, Manuel B. Introdução ao Estudo da Escola Nova. Rio de Janeiro: EDUERJ/Conselho Federal de Psicologia, 2002. 14ª ed. (Cap. 3: "As bases técnicas e a contribuição geral da psicologia")
LURIA e outros. Psicologia e Pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Lisboa: Estampa, 1991.
LURIA e outros. Psicologia e pedagogia II: investigações experimentais sobre problemas didáticos específicos. Lisboa: Estampa, 1991.
MARX, M. & HILLIX, W. Sistemas e Teorias em Psicologia. SP: Cultrix, 1993.
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MEIRA, Marisa E.M. & ANTUNES, Mitsuko A.M. (Orgs.) Psicologia Escolar: Teorias Críticas. SP: Casa do Psicólogo, 2003.
MEIRA, Marisa E.M. & Antunes, Mitsuko A.M. (Orgs.) Psicologia Escolar: Práticas Críticas. SP: Casa do Psicólogo, 2003.
MONTANGERO, Jacques e Maurice-Naville, Danielle. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
NUNES CARRAHER, Terezinha. O método clínico: usando os exames de Piaget. Petrópolis: Vozes, 1983.
NUNES, Terezinha. Sociedade e Inteligência. SP: Cortez, 1989.
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SCHULTZ, D. História da Psicologia Moderna. SP: Cultrix, 1992 (11ª. ed.).
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STERNBERG, R. As capacidades intelectuais humanas - uma abordagem em processamento de informações. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
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Vygotsky, Lev. S. A Formação Social da Mente. SP: Martins Fontes, 1988.
Vygotsky, Luria & Leontiev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP: Ícone, 1988.
Woolfolk, Anita. Psicologia da Educação. Porto Alegre: ArtMed Ed., 2000, 7ª ed.
PERIÓDICOS EM PSICOLOGIA EDITADOS NO BRASIL (disponíveis na Internet, através do Scielo ou do Portal de Periódicos CAPES):
Estudos de Psicologia
Interação em Psicologia
Memorandum – Memória e História em Psicologia
Psicologia: Ciência e Profissão
Psicologia: Teoria e Pesquisa
Psicologia: Reflexão e Crítica
psicologia: Teoria e Prática
Psicologia da Educação
Psicologia e Sociedade
Psicologia em Estudo
Psicologia Escolar e Educacional