Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Lógicas em uso: pesquisas etnográficas em Educação, Linguagem e Letramento

Turma: A

Sala: 4108

Data de início: 06/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

PDE: Linguagem, Discurso, Letramento: processos de producão, análise, representacão e interpretacão de dados em pesquisas de abordagem qualitativa ou de abordagem etnográfica no campo educacional

Programa

O programa de curso será organizado em torno do seguintes tópicos:

A metodologia de estudos será organizada pelo exame da lógica de investigação em uso (ou em construcão) em pesquisas de mestrado ou doutorado em desnvolvimento. Tal exame sera feito à luz de proposicões conceituais contempladas na bibliografia de referência. A dinãmica dos trabalhos visa dar lugar à reflexão sobre o processo de producão e representação de dados em pesquisas desenvolvidas a partir das  abordagens qualitativa ou etnográfica.

Bibliografia

BLOOME, David. Anthropology Of Education, Anthropology In Education, Anthropology For Education. In press.

GREEN, Judith; BLOOME, David. Ethnography and Ethnograhers of and In Education: A situated perspective.  Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New York: MacMillan, 2004, 181-202.

GREEN, Judith; LUKE, Alan. Rethinking Learning: What Counts as Learning and What Learning Counts. Review of Research in Education Vol. 30, 2006

KELLY, Gregory J.; LUKE, Alan; GREEN, Judith (Eds). What Counts as Knowledge in Educational Settings: Disciplinary Knowledge, Assessment, and Curriculum. Review of Research in Education Vol. 32, 2008

LUKE, Alan; GREEN, Judith; KELLY, Gregory J. What counts as Evidence and Equity? Review of Research in Education, Vol. 34, 2010

PATAI, Daphne. Brazilian Women Speak - Contemporary Life Stories. New Jersey: Rutgers University Press, 1988

SEIDMAN, Steven. Contested Knowledge. Oxford: Blackwell Publishing. 2014 (Third Edition).