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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Sociologia da Educação: perspectivas contemporâneas

Turma: I

Sala: 4118

Data de início: 14/03/2023

Data de término: 20/06/2023

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Perspectivas sociológicas no estudo da educação: constituição do campo disciplinar e evolução dos objetos de pesquisa.

Programa

UNIDADE I: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO: DO FUNCIONALISMO ÀS TEORIAS DA REPRODUÇÃO

1ª aula: Apresentação do programa e do funcionamento do curso. Aula expositiva sobre as origens e o percurso da Sociologia da Educação

2ª aula: Durkheim e a perspectiva funcionalista

3ª aula: A corrente do “empirismo metodológico” e a gênese do paradigma da reprodução

4ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu: alguns elementos centrais.

5ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu: a escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais

6ª aula: Reflexões e críticas contemporâneas à teoria da reprodução cultural

UNIDADE II: GÊNERO, PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL, LOCAL DE MORADIA, SEGREGAÇÃO E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

7ª aula : Escolarização e desigualdades de gênero

8ª aula: Escolarização e desigualdades étnico-raciais

9ª aula: Escolhas, local de moradia, segregação escolar e desigualdades educacionais

UNIDADE III: RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM O SABER EM DIFERENTES MEIOS SOCIAIS

10ª aula: Relação família-escola nas camadas populares

11ª aula: Relação família-escola nas classes médias

12ª aula: Ofício de aluno, a relação com o saber e o sentido do aprender e da escola

UNIDADE IV: A FOCALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

13ª aula: Abordagens sociológicas do currículo

14ª aula : As noções de “efeito escola” e “efeito sala de aula”

15ª aula: Avaliação e encerramento do curso


Bibliografia

Apresenta-se a seguir a Bibliografia Básica por unidade / aula. A bibliografia complementar/recomendada será apresentada no plano de ensino.


UNIDADE I: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO: DO FUNCIONALISMO ÀS TEORIAS DA REPRODUÇÃO

1ª aula: Apresentação do programa e do funcionamento do curso. Aula expositiva sobre as origens e o percurso da Sociologia da Educação

NOGUEIRA, M.A. A Sociologia da Educação e suas duas tensões. In: BITTAR, M., HAYASHI, C.R.M., OLIVEIRA, R.M.M.A., FERREIRA JUNIOR, M. Pesquisa em Educação no Brasil – balanços e perspectivas. São Carlos: EdUFSCAR, 2012, p. 19-36.

2ª aula: Durkheim e a perspectiva funcionalista

DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1973 (Cap. I, A educação – sua natureza e função.).

DURKHEIM, E. A disciplina escolar. In: DURKHEIM, E. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 146 – 157.

NOGUEIRA, C. M. M. Da atualidade de Durkheim para a sociologia da educação. Perspectiva (UFSC) (ONLINE), v. 39, p. 1-25, 2021.

PARSONS, T. A classe como sistema social. In: BRITO, S. (Org.), Sociologia da juventude III, 1968, p. 47-74.

3ª aula: A corrente do “empirismo metodológico” e a gênese do paradigma da reprodução.

FORQUIN, J.C. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: FORQUIN, J.C. (org.). Sociologia da Educação - dez anos de pesquisa. Petrópolis, Vozes, 1995, p.19-37.

RIBEIRO, C.C., CENEVIVA, R., BRITO, M.M.A. Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. In: RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Juventudes e educação: escola e transições para a vida adulta no Brasil. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2014, Cap. 3, p. 81-114.

NOGUEIRA, M. A. A Sociologia da Educação do final dos anos 60/início dos anos 70: o nascimento do paradigma da reprodução. Em Aberto, Brasília, ano 9, nº 46, abr./jun., 1990, p.49-58.

4ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu: alguns elementos centrais

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M., Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Introdução e Primeira parte, p.9-56).

BOURDIEU P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU P., Escritos de educação, Petrópolis: Vozes, 1998. (Introdução e itens “A transmissão do capital cultural” e “A escolha do destino”, p. 39 – 52).

5ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu: a escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais

NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M., Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Segunda parte e Considerações finais, p. 57- 121).

BOURDIEU, P. A escola conservadora. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003. (Itens: “O funcionamento da escola e sua função de conservação social”; “A escola e a prática cultural”, p. 53-64).

BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In BOURDIEU, P. Escritos de educação, Petrópolis, Vozes, 2003, p. 217-227.

6ª aula: Reflexões e críticas contemporâneas à teoria da reprodução cultural

NOGUEIRA, M. A., RESENDE, T. F. Com e para além de Bourdieu: revisitando duas teses centrais. Educação e Sociedade, 2022, no prelo.

NOGUEIRA, M. A. O capital cultural e a produção das desigualdades escolares contemporâneas. Cadernos de Pesquisa 51, 2021. Artigo e07468.

https://doi .org /10 .159 0/198 0531474 68.

DUBET, F., DURU-BELLAT, M., VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, n. 29, jan./abr. 2012, p. 22-70.

UNIDADE II: GÊNERO, PERTENCIMENTO ÉTNICO, LOCAL DE MORADIA, SEGREGAÇÃO E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS

7ª aula : Escolarização e desigualdades de gênero

ÉPIPHANE, D. Meninas (Educação das). In: VAN ZANTEN, A. (org.). Dicionário de Educação. Petrópolis : Vozes, 2011, p. 575-579.

ROSEMBERG, F. ; MADSEN, N. Educação formal, mulheres e gênero no Brasil contemporâneo. IN: L. LINHARES BARSTED; J. PITANGUY (orgs.). O progresso das mulheres no Brasil 2003-2010. Rio de Janeiro/Brasília: Peia/Unesco, 2011, v. 1 (SOMENTE PÁGINAS 401 a 427).

8ª aula: Escolarização e desigualdades étnico-raciais

LIMA, M., PRATES, I. Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente. In: ARRETCHE, M. (org.). Trajetórias das desigualdades – como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Ed. Unesp/CEM, 2015, p. 163-189.

CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial dos alunos. Revista Brasileira de Educação, nº 28, jan./abr. 2005, p. 77-95.

9ª aula: Escolhas, local de moradia, segregação escolar e desigualdades educacionais

BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C.; ANDRADE, F. M.; CASTRO, D. L. Segregação escolar e desigualdades educacionais no início da escolarização no Brasil. Revista electronica iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio en educación, v. 18, p. 77-96, 2020. https://doi.org/10.15366/reice2020.18.4.003

DE PAULA, G.B., NOGUEIRA, M.A. Desigualdades socioespaciais e escolhas escolares. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 1, jan.-mar/2018, p. 55-74.

ERNICA, M., BATISTA, A.G. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole: um caso na periferia de São Paulo. Informe de Pesquisa. CENPEC, n. 3, nov.2011.

UNIDADE III: RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM O SABER EM DIFERENTES MEIOS SOCIAIS

10ª aula: Relação família-escola nas camadas populares

THIN, D. Famílias de camadas populares e a escola: confrontação desigual e modos de socialização. In: MULLER, M.L.R.; PAIXÃO, L. (orgs.). Educação – diferenças e desigualdades. Cuiabá: EdUFMT, 2006, p. 17-55.

NOGUEIRA, M.A., ABREU, R.C. Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante. Educação em Revista, no 39, jul./2004, p. 41-59.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares – as razões do improvável. São Paulo: Atica, 1997 (p. 11-46).

VIANA, M. J.B., Longevidade escolar em famílias de camadas populares – algumas condições de possibilidade. In: NOGUEIRA, M. A., ROMANELLI, G., ZAGO, N. (orgs.), Família & escola– trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 45-60.

11ª aula: Relação família-escola nas classes médias

LAREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educação em Revista, no 46, dez./2007, p. 13-82.

NOGUEIRA, M.A. Classes médias e escola: novas perspectivas de análise. Currículo sem fronteiras (on-line), vol. 10, no1, jan./jun. 2010, p. 213-231.

12ª aula: Ofício de aluno, a relação com o saber e o sentido do aprender e da escola

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005 (p. 49-58).

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Lisboa: Porto, 1995. (Cap. III – Escolarização e sentido dos saberes, pág. 75 a 86, e Cap. X – Sentido do trabalho e trabalho do sentido na escola, pág. 189 a 198)

RESENDE, T.F., BELIZÁRIO, F.A. O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do aprender e da escola. Educação e Cultura Contemporânea, v.16, no 43, 2019, p. 329-356.

UNIDADE IV: A FOCALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

13ª aula: Abordagens sociológicas do currículo

FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, nº 5, 1992, p. 28-49.

ALMEIDA, A.M.F. Língua nacional, competência escolar e posição social. In: ALMEIDA, A.M.F., CANÊDO, L.B., GARCIA, A., BITTENCOURT, A.B. (orgs.). Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras. Campinas : Ed. UNICAMP, 2004, p.29-46.

14ª aula : As noções de “efeito escola” e “efeito sala de aula”

BRESSOUX, P. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor. Educação em Revista, nº 38, dez./2003, p. 17-88.

ALVES, M.T.G., SOARES, J.F. Efeito-escola e estratificação escolar: o impacto da composição de turmas por nível de habilidade dos alunos. Educação em Revista, n.45, jun./2007, p. 25-59.

15ª aula: Avaliação e encerramento do curso