Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Infância e Educação Infantil

Turma: J

Sala: 4116

Data de início: 14/03/2023

Data de término: 27/06/2023

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições de diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil.

Programa

OBJETIVOS:

• Analisar a construção do campo de estudos da infância

• Compreender a criança em suas diferentes dimensões, a partir do estudo da produção das disciplinas que ancoram os estudos da infância

• Analisar os referenciais teórico-metodológicos e arcabouço conceitual da produção contemporânea dos estudos da infância

• Analisar os processos históricos de ordenamento da educação infantil

• Analisar as práticas institucionais de educação da infância em suas diferentes dimensões

• Compreender os processos de construção identitária na relação com os espaços de socialização da infância

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários

1. História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas

2. Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos; cultura Infantil/cultura de pares

3. Infância e direitos

4. Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância

5. Infância e Pandemia

6. Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade

7. Brincar: ludicidade e imaginação

UNIDADE 2- Educação escolar/ Educação Infantil

8. A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”

9. Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil -

10. O cuidado como categoria social

11. Discussões sobre o cuidado na prática docente na Educação Infantil

12. Educação infantil e relações raciais

13. Educação infantil e relações de gênero


Bibliografia

Bibliografia Básica:

BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BUSS-SIMÃO, Márcia. Relações sociais de gênero na perspectiva das crianças pequenas na creche. Cadernos de Pesquisa, v. 43 n. 148, 2013, p. 176-197.

CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVEA, M. C. S. . Infância urbana, políticas e poéticas: diálogos sobre a experiência de Rosário-Argetina. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGE-UFES, v. 21, p. 151-170, 2019.

CARVALHO, Levindo Diniz; Lansky, Samy. . Infância, espaço público e escola. In: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo; Vera Regina Tângari; Paulo Afonso Rheingantz. (Org.). DO ESPAÇO ESCOLAR AO TERRITÓRIO EDUCATIVO: O Lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade. 1ed.Rio de Janeiro: RioBooks, 2016, v. 1, p. 39-59.

CHAMBOREDON, Jean-Claude e PREVOT, Jean. O “ofício de criança”: definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal

DUMONT-PENA, Érica. Cuidar: relações sociais, técnicas e sentidos no contexto da Educação Infantil. Tese. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. Capítulo 2: O cuidado no pensamento social contemporâneo (p. 47 a 70).

FARIA, Ana Lucia G. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a14.pdf

HADDAD, Lenira. Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil. In: Ângela Dalben et al.. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 418-437. (XV Endipe)

https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/26107

 MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.

 MARANHÃO, Damaris; SARTI, Cynthia A. A creche e a família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, jan.-abr., 2008, pp. 171-194.

MEIRA, Ana Marta. Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea. Psicologia & Sociedade; 15 (2): 74-87; jul./dez.2003.

 MOLINIER, Pascale; PAPPERMAN, Patrícia. Descompartimentar a noção de cuidado? Revista Brasileira de Ciência Política, nº18. Brasília, setembro - dezembro de 2015, pp. 43-57. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/17152/12167-

OLIVEIRA, Fabiana; ABRAMOVICH, Anete. Infância, raça e paparicação. Educação em Revista, vol.26 no.2 Belo Horizonte Aug. 2010

PROUT, Alan. Reconsiderando a nova sociologia da infância. In Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf

QVROUTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In Educação e Sociedade vol. 36 n. 2, 2010 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a14v36n2.pdf

ROCHA, Eloisa A. C. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2001 Nº 16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03

ROSEMBERG, Fulvia. Criança pequena e desigualdades sociais no Brasil. http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/CRIAN%C3%87A%20PEQUENA%20E%20DESIGUALDADE%20SOCIAL%20NO%20BRASIL%20-%20F%C3%BAlvia%20Rosemberg.pdf.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e Relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. CADERNOS DE PESQUISA v.44 n.153 p.742-759 jul./set. 2014.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de Educação Infantil e Avaliação. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 44-75, jan./abr., 2013.

ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, Carmem Lúcia Sussel. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.693-728, set./dez. 2010.

ROSSETTI-FERREIRA, MARIA Clotilde, AMORIM, KATIA DE Souza, OLIVEIRA, ZILMA DE Moraes Ramos DE. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em Educação Infantil. PSICOLOGIA USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3), 437-464.

SARMENTO, M. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, Mai.-Ag0., 2005, p. 361-378. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf

SILVA, Isabel de O. e. “ A educação infantil no Brasil” – Pensar a Educação em Revista. Disponível em: http://www.pensaraeducacaoemrevista.com.br/vol_2/vol_2_no_1_Isabel_Oliveira.pdf

Silva, Isabel de Oliveira e. ; LUZ, Iza Rodrigues da. Meninos na Educação Infantil: olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu (34), janeiro-junho de 2010:17-39.

Bibliografia complementar:

AMORIM, K.S.; BARRETO, A.M.R.; GOMES, M.F.C.; MACÁRIO,A.P.; NEVES, V.F.A.; OLIVEIRA, Z.M.R..; ROSSETTI-FERREIRA, M.C. Continuando o debate sobre cuidado e educação de crianças nos primeiros anos de vida. Teoria e Prática em Educação. V. 23, n. 1, p. 22-35, janeiro/abril, 2020. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/49985/751375150486

ANTUNES, Mitsuko Aparecida M. Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n. 2, jul.-dez. 2008, p. 469-475.

ARIES, Phillipe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981

BENJAMIN, Walter. A criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Brasiliense, 1983. Capítulo: História cultural do brinquedo.

BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade na educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Curitiba. ED. UFPR, 2013. Capítulo 1. Construir compartilhando a qualidade: a contribuição das partes interessadas – Anna Bondioli

CAMPOS, Maria M.; FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0536127.pdf

CARVALHO, Alisson & SALLES, Fatima & GUIMARÃES, Marilia & DEBORTOLI, José Alfredo. Brincar(es). Belo Horizonte: UFMG, 2005. - MARTINS, José S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. (capítulo 3: Regimar e seus amigos)

CHRISTENSEN, Pia & JAMES, Allison (Eds.). Research with children: perspectives and practices. USA and Canada: Routledge. 2000.

CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Childhood Diversity and Commonality: Some Methodological Insights. In: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Research With Children: Perspectives and Practices. New York: Routhledge Falmer, 2000. Cap. 8. p. 160-178.

CORSARO, W. Entrevista realizada por Fernanda Muller. Educação e Sociedade vol.28 no.98 Campinas Jan./Apr. 2007.

CORSARO, W. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. - Capítulo 1: Teorias sociais da infância e - capítulo 2: A estrutura da infância e as reproduções interpretativas das crianças

DEBORTOLI, J. A.; MARTINS, M.F.A; MARTINS, S. (orgs.). Infâncias na metrópole. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

FELIPE, Eliana da S. Infância de assentamento e suas temporalidades históricas. In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1979- Capítulo 2: As Trocinhas do Bom Retiro.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petropólis: Vozes, 1995.

GILLEN, Julia & CAMERON, Catherine Ann. International perspectives on early childhood research: a day in the life. UK: Palgrave macmillan. 2010.

GOTTLIEB, Alma. The afterlife is where we come from: Infants and infant care in West Africa. Chicago: University of Chicago. 2004.

GOBBI, Marcia A.; DOS ANJOS, Cleriston I. Apresentação do dossiê temático: perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça. Práxis educacional (online), v. 16, p. 13-24, 2020.

GOUVEA, Maria Cristina S. A escrita da história da infância. In: GOUVEA, M.C.S.; SARMENTO, M.(orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. Educ. Real., Porto Alegre, 2011, vol. 36, no. 2, p. 547-567.

GUIMARÃES, Nadya A.; HIRATA, Helena S.; SUGITA, Kurumi. Cuidado e cuidadoras: o trabalho do care no Brasil, França e Japão. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp. 79-102.

GUIZZO, B. S.; MÜLLER, F. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa. SP, v. 46, e238077, 2020. https://www.scielo.br/pdf/ep/v46/1517-9702-ep-46-e238077.pdf

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005

http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6986

https://doi.org/10.1590/ES0101-7330201435128129342.

MARANHÃO, Damaris G. O cuidado de si e do outro. Revista Educação. Número Temático: Educação Infantil, out. 2011, pp.14-29.

MARCHI, Rita. A criança como ator social- críticas, réplicas e desafios teóricos e empíricos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, Ahead of Print, v. 12, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9453

MARTINS, José S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997. (capítulo 3: Regimar e seus amigos)

MAUSS, Marcel. Três observações sobre a sociologia da infância. Pro-Posições [online]. vol.21, n.3, pp. 237-244. [1937], 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000300014

MOLINIER, P. Le travail du care (Introdução). Paris: La Dispute, 2013.

MONTENEGRO, Thereza. O cuidado e a formação moral na Educação Infantil. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2001.

MULLER, Fernanda and NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância e cidade: um campo de estudo em desenvolvimento. Educ. Soc. [online]. 2014, vol.35, n.128, pp.659-674. ISSN 1678-4626.

NEVES, Vanessa F. A.; GOULART, Maria I. M.; SANTOS, Sandro V. S. Avaliação de contexto na Educação Infantil: distintas temporalidades que se entrecruzam na construção da ideia de qualidade. In: SOUZA, Gizele DE; MORO, Catarina; COUTINHO, Ângela S. (orgs.). Formação em rede em Educação Infantil: avaliação de contexto. Curitiba: Apris, 2015, 1ª ed., p. 111-150.

ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.

SANCHIS, Isabelle de Paiva e MAHFOUD, Miguel – Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, no. 1, p. 18-33, mai. 2010.

SANTOS, Sandro Vinicius Sales e SILVA, Isabel de Oliveira e. (2020). Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina. Educar em Revista, 36, e69973. Epub October 19, 2020.https://doi.org/10.1590/0104-4060.69973

SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V.M.R.; SARMENTO, M.J. (orgs.). Infância (in) visível. Araraquara/SP: Junqueira &Marin Editores, 2007.www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/771.pdf

SILVA JUNIOR, Hédio. Anotações conceituais e jurídicas sobre Educação Infantil, diversidade e igualdade racial. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.

SILVA, Isabel O.; SILVA, Ana P. S.; MARTINS, Aracy Alves. Infâncias no e do campo: como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências (Introdução). In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SILVA, Rogério C. Mau-olhado e quebranto: o que podemos aprender com os povos indígenas mesmo quando eles desconfiam de nossa educação infantil? In: SILVA, I.O.; SILVA, A.P. S.; MARTINS, A. A.(orgs.) Infâncias do campo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SOARES, Ângelo. As emoções do care. In: HIRATA, H.; GUIMARÃES, N. A. Cuidado e cuidadoras: as varias faces do care. São Paulo: Atlas, 2012, pp.

TUNES, E.; PRESTES, Z.. Apontamentos sobre educação de bebês e de crianças pequenas. In: Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n.1, p. 32-43, Janeiro/Abril 2019. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47427

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. Infância e psicologia. In: GOUVEA, M.C.S.; SARMENTO, M.(orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

VIANA, Claudia; FINCO, Daniela. Meninas e meninos na educação infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu (33), julho-dezembro de 2009: 265-283.