Turma: J
Sala: 4116
Data de início: 14/03/2023
Data de término: 27/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Não
Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições de diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e de temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil.
OBJETIVOS:
• Analisar a construção do campo de estudos da infância
• Compreender a criança em suas diferentes dimensões, a partir do estudo da produção das disciplinas que ancoram os estudos da infância
• Analisar os referenciais teórico-metodológicos e arcabouço conceitual da produção contemporânea dos estudos da infância
• Analisar os processos históricos de ordenamento da educação infantil
• Analisar as práticas institucionais de educação da infância em suas diferentes dimensões
• Compreender os processos de construção identitária na relação com os espaços de socialização da infância
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: Estudos da Infância: Campos disciplinares e Processos identitários
1. História e historiografia da infância e Educação Infantil e a construção do campo, dos conceitos e temáticas
2. Sociologia da Infância: a infância e a criança nos estudos sociológicos; cultura Infantil/cultura de pares
3. Infância e direitos
4. Contribuições contemporâneas da psicologia para compreensão da infância
5. Infância e Pandemia
6. Infância, territórios, cultura e desigualdades: infância e cidade
7. Brincar: ludicidade e imaginação
UNIDADE 2- Educação escolar/ Educação Infantil
8. A criança pequena e sua construção como “objeto pedagógico”
9. Discussões sobre a Pedagogia da infância no Brasil -
10. O cuidado como categoria social
11. Discussões sobre o cuidado na prática docente na Educação Infantil
12. Educação infantil e relações raciais
13. Educação infantil e relações de gênero
Bibliografia Básica:
BORBA, Ângela. As culturas da infância nos espaços- tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. In: 29ª.Reunião Anual da Anped. Caxambu: Anped, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT07-2229--Int.pdf
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica.Parecer n. 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 5/2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
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Bibliografia complementar:
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