Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Narrativas, políticas de narratividade e escrita acadêmica outra

Turma: B

Sala: 404

Data de início: 06/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

A narrativa, a experiência e a pesquisa em educação. Os sentidos da investigação narrativa em educação. Formas e processos de investigação narrativa. Políticas de narratividade e pesquisa em educação: materialidades, subjetividades e linguagens em exercícios de escrita.

Programa

Unidade I. A narrativa, a experiência e a pesquisa em educação

Relações entre narrativa, experiência e pesquisa em educação

A experiência, o saber da experiência e a produção de sentidos na pesquisa em educação

A narrativa da experiência e a experiência da narrativa

Unidade II. A investigação narrativa

Formas e processos de investigação narrativa

A narrativa como modo de produção de conhecimento em educação


Unidade III. Políticas de narratividade e pesquisa em educação

O sentido ético-estético-político da escrita na pesquisa em educação

Materialidades, subjetividades e linguagens em exercícios de escrita

Bibliografia

ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

AQUINO, J. G. A escrita como modo de vida: conexões e desdobramentos educacionais. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 3. 2011. 

ARFUCH, L. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. 

BOLIVAR, A. “¿De nobis ipsis silemus?”: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1. 2002. 

BOLIVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madri: La Muralla, 2001. 

CALLAI, C.; RIBETTO, A. (Orgs.). Uma escrita acadêmica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Lamparina/FAPERJ, 2016. 

DIOTIMA. La mágica fuerza del negativo. Madri: horas y HORAS, 2009. 

DIOTIMA. El perfume de la maestra. En los laboratorios de la vida cotidiana. Barcelona: Icaria, 2002. 

DOMINGO, J. C. Tener historias que contar: profundizar narrativamente la educación. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 15-40, jan./abr. 2016. 

DOMINGO, J. C.; LARA, N. P. (Orgs.). Investigar la experiencia educativa. Madri: Morata, 2010. 

DUQUE-ESTRADA, E. M. Devires autobiográficos: a atualidade da escrita de si. Rio de Janeiro: NAU/PUC-Rio, 2009.

EGAN, K.; McEWAN, H. (Orgs.). La narrativa en la enseñanza, el aprendizaje y la investigación. Buenos Aires: Amorrortu, 2005. 

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiencia. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. 

_________. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. 

_________. 20 minutos na fila: sobre experiência, relato e subjetividade em Imre Kertész. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 49, ago. 2014. 

LARROSA, J. et al. (Orgs.). Déjame que te cuente. Ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995. 

MARIE-CHRISTINE, J. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. 

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. 

SOUZA, E. C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS/EDUNEB, 2006. 

TEIXEIRA, I. A. C. et al. (Orgs.). Viver e contar: experiências e práticas de professores de matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2012.