Turma: R
Sala: 2113
Data de início: 07/03/2023
Data de término: 20/06/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Definição do escopo conceitual de letramento segundo diferentes perspectivas disciplinares; as adjetivações do letramento: possibilidades e limites; uma história das teorias do letramento; as escolhas metodológicas de pesquisas sobre letramento e alfabetização: alcances e lacunas.
A disciplina pretende traçar um panorama das pesquisas sobre letramento e alfabetização, indicando tendências conceituais e metodológicas observadas no campo de estudos nas últimas décadas. Além da indicação do estado da arte no campo de investigação do letramento, serão mapeadas as principais recorrências que sinalizem a dimensão social do letramento.
BRANDT, Deborah. The rise of writing. Redefining mass literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library. p. 60-92.
GRAFF, Harvey. Searching for literacy. The social and intellectual origins of Literacy Studies. New York: Palgrave, 2022.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. Londres, Routledge, 2003.
MILLS, Kathy A. Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016.
MOSQUERA, Emilce Moreno; SITO, Luanda Rejane Soares. Discusiones actuales, oportunidades y horizontes en los estudios sobre literacidades en América Latina. Íkala, Medellín, v. 24, n. 2, p. 219-229, agosto. 2019.
TIERNEY, Robert J.; PEARSON, P. David. A History of Literacy Education: Waves of Research and Practice. New York: Routledge, 2021