Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Fundamentos teóricos e metodológicos dos estudos sobre letramento e alfabetização

Turma: R

Sala: 2113

Data de início: 07/03/2023

Data de término: 20/06/2023

N° total de vagas: 20

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Definição do escopo conceitual de letramento segundo diferentes perspectivas disciplinares; as adjetivações do letramento: possibilidades e limites; uma história das teorias do letramento; as escolhas metodológicas de pesquisas sobre letramento e alfabetização: alcances e lacunas.

Programa

A disciplina pretende traçar um panorama das pesquisas sobre letramento e alfabetização, indicando tendências conceituais e metodológicas observadas no campo de estudos nas últimas décadas. Além da indicação do estado da arte no campo de investigação do letramento, serão mapeadas as principais recorrências que sinalizem a dimensão social do letramento.

Bibliografia

BRANDT, Deborah. The rise of writing. Redefining mass literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review; Spring 1996; 66, 1; Research Library. p. 60-92.

GRAFF, Harvey. Searching for literacy. The social and intellectual origins of Literacy Studies. New York: Palgrave, 2022.

KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. Londres, Routledge, 2003.

MILLS, Kathy A. Literacy Theories for the Digital Age. Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material and Sensory Lenses. Bristol: Multilingual Matters, 2016.

MOSQUERA, Emilce Moreno; SITO, Luanda Rejane Soares. Discusiones actuales, oportunidades y horizontes en los estudios sobre literacidades en América Latina. Íkala, Medellín,  v. 24, n. 2, p. 219-229,  agosto.  2019.

TIERNEY, Robert J.; PEARSON, P. David. A History of Literacy Education: Waves of Research and Practice. New York: Routledge, 2021