Turma: L
Sala: 4110
Data de início: 15/03/2023
Data de término: 21/06/2023
N° total de vagas: 2
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Disciplina ofertada para aprovados no Mestrado . Discutir projetos de pesquisa à luz dos referenciais dos estudos sobre Educação e Linguagem - alfabetização e letramento, compartilhar experiências e referências de pesquisa, perspectivas teóricas e metodológicas.
Aprofundamento das discussões coletivas dos projetos dos mestrandos ingressantes em 2023. A disciplina contará com a participação de convidados nacionais e internacionais para dialogar com os projetos , arcabouços teóricos e metodológicos sobre as temáticas dos mestrandos e doutorandos. Avaliação: Avaliação será processual, a partir das produções, leituras e participação intensiva dos estudantes nos diversos encontros , além de uma auto avaliação em relação ao processo vivido.
OBS: Dias em que acontecerão os seminários: 15/03; 29/03; 12/04; 26/04; 10/05; 24/05; 07/06; 21/06.
KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. (org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. pp. 15-61
KOCK, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. (Cap. 2 Texto e Contexto)PAPEN, Uta. Literacy: reading, writing and what? In: PAPEN, U. Literacy and education. Policy, practice and public opinion. London: Routledge, 2016. pp. 1-15STREET, Brian. Culture is a verb. Anthropological aspects of language and cultural process. In: GRADDOL, D.; THOMPSON, L.; BYRAM, M. Language and culture. London: Clevendon, 1993.
SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. pp. 62-125.
STREET, Brian. Culture as a verb. In: HEATH, Shirley B.; STREET, Brian. On Ethnography. Approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2008. pp. 7-13 STREET, Brian. A escolarização do letramento. In: Letramentos sociais. Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014. pp. 121-44
A bibliografia será complementada a partir dos projetos, demandas dos mestrandos doutorandos e indicações dos convidados nacionais e internacionais