Turma: A
Sala: 2116
Data de início: 16/08/2023
Data de término: 06/12/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão teórico-metodológica de pesquisas em andamento na Linha Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. A disciplina pretende promover e aprofundar a discussão coletiva dos projetos de pesquisa em elaboração pelas/os alunas/os e já analisados na disciplina Seminários de Pesquisa I: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Nesse segundo semestre, o foco volta-se para a discussão das diferentes abordagens teórico-metodológicas previstas pelos projetos a partir de pesquisas já concluídas.
1. Epistemologias contemporâneas na pesquisa em educação.
2. Debates sobre perspectivas teórico-metodológicos a partir das demandas apresentadas pelos estudantes da Linha de Pesquisa.
3. Desafios e impasses nas pesquisas em educação.
A disciplina será desenvolvida na modalidade integralmente presencial, podendo, em observância às orientações da UFMG relativamente às medidas de prevenção à disseminação do coronavírus, ser adaptada para a oferta remota. As aulas serão dialógicas e, eventualmente, contarão com a participação de convidados.
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Série Pesquisa. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.
BIANCHETTI, L. MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. Ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006
BONETTI, Alinne.; FLEISCHER, Soraya (orgs.). Entre saias justas e jogos de cintura. Florianópolis: editora mulheres, 2007.
Bringel, B., & Varella, R. V. S. (2016). A pesquisa militante na América Latina hoje: reflexões sobre as desigualdades e as possibilidades de produção de conhecimentos. Revista Digital De Direito Administrativo, 3(3), 474-489. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v3i3p474-489
BRINGEL, Breno.; VARELLA, Renata. V. S.; MALDONADO, E. Emiliano. Pensamento crítico latino-americano, pesquisa militante e perspectivas subversivas do(s) direito(s): introdução. Revista Direito e Práxis, v. 7, p. 4-17, 2016.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
COSTA, Sérgio Francisco. Estatística aplicada a pesquisa em educação. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.
GATTI, Bernadete A. Grupo Focal. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
MAY, Tim. Pesquisa Social: questões métodos e processos. Porto Alegre: Editora Artmed. 2001.
MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
MINAYO, Maria Cecília.; COSTA, A. P. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, 40 (40), 2018.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos-CEBRAP, n. 79, p. 71-94, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Cortez, 2010 (Parte 1 – cap 2)
SANTOS, Boaventura de Souza. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. Cortez, 2006. Introdução
SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando Metodologias: Pesquisa e Povos Indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda R., BRADINI, Regina Célia A. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Série Pesquisa. Brasília: Liber Livros Editora, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman-Artmed, 2001.
VIANA, Heraldo M. Pesquisa em educação: a observação. Editora Plano, 2007.