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FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Publicação e editoria científica na área de Educação

Turma: J

Sala: 4116

Data de início: 18/08/2023

Data de término: 15/12/2023

N° total de vagas: 30

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Vanessa Avelar Cappelle Fonseca

Horários

Ementa

Autoria e boas práticas de publicação científica. Avaliação de um artigo e pareceres construtivos. Diferenciações entre tipos de artigos científicos. Papel de revistas científicas na validação e divulgação do conhecimento científico. Ciência aberta. Questões éticas e relacionadas à inclusão.

Programa

Autoria e boas práticas de publicação científica: Definições, finalidades. O que caracteriza a autoria. Políticas e critérios de autoria nos cenários nacional e internacional. Limitações das definições. "Boa definição": consideração da linguagem em uso; precisão; confiabilidade (intersubjetividade); fecundidade teórica; relevância para fins normativos; simplicidade. CREdiT. Desvios e práticas não éticas no estabelecimento de autoria em publicações científicas. Plágio, falsificação e fabricação. Plágio - definições nacionais e internacionais (relação com autoria obscura). Autoplágio. Responsabilidades da autoria.

Avaliação de um artigo e pareceres construtivos: O processo de tramitação: pré-análise, convite aos pareceristas e elaboração de pareceres construtivos. Critérios para elaboração de um parecer construtivo. 


Diferenciações entre tipos de artigos científicos: Ensaios e artigos teóricos. Empíricos, teórico-conceituais. Revisão bibliográfica, revisão sistemática da literatura, estado da arte;

Papel de revistas científicas na validação e divulgação do conhecimento científico: Origem e breve histórico das revistas científicas. Funcionamento geral de revistas científicas. Critérios para avaliação e qualidade das revistas científicas (bases e indexadores). Origens do movimento ciência aberta, definição ciência aberta, acesso aberto, preprint. Avaliação por pares aberta e dados abertos. Questões éticas e relacionadas à inclusão


Bibliografia

BIZERRA, A. F.; SÁ, L. P.. VAMOS CONVERSAR SOBRE AUTORIA?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 24, p. e39592, 2022. https://www.scielo.br/j/epec/a/YFzCCLQZhFp7yYWnkKQN3sq/?lang=pt#ModalHowcite

CAVALCANTI, C. J. H. Artigo-parecer: Validação de teste em três camadas para mapear perfis epistemológicos de densidade. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 25, e45029. 2023. doi: 10.1590/1983-21172022240142.

HOHENDORFF, J. V. Como Elaborar um Parecer de Artigo Científico? E porque Devemos Ser Revisores. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2021, v.37, e37 https://doi.org/10.1590/0102.3772e370001.

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N.. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 223–239, set. 2018.. https://www.scielo.br/j/er/a/75VNGFj5PH5gy3VsPNp3L6t/?lang=pt#ModalHowcite

MENDONÇA, P. C. C. et al.. EXPERIÊNCIAS DA REVISTA ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM AVALIAÇÃO POR PARES ABERTA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 25, p. e42617, 2023.. https://www.scielo.br/j/epec/a/WrWGvFvpQGh6HQqtDbrhxLx/?lang=pt#ModalHowcite

PINHO, J. A. G. D. Brevíssimo manual do editor: considerações sobre submissão e avaliação de artigos, o papel dos pareceristas e do editor de revistas científicas. Organizações e Sociedade, v. 12, n. 34, p.169-173, 2005.