Turma: J
Sala: 4116
Data de início: 18/08/2023
Data de término: 15/12/2023
N° total de vagas: 30
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Vanessa Avelar Cappelle Fonseca
Autoria e boas práticas de publicação científica. Avaliação de um artigo e pareceres construtivos. Diferenciações entre tipos de artigos científicos. Papel de revistas científicas na validação e divulgação do conhecimento científico. Ciência aberta. Questões éticas e relacionadas à inclusão.
Autoria e boas práticas de publicação científica: Definições, finalidades. O que caracteriza a autoria. Políticas e critérios de autoria nos cenários nacional e internacional. Limitações das definições. "Boa definição": consideração da linguagem em uso; precisão; confiabilidade (intersubjetividade); fecundidade teórica; relevância para fins normativos; simplicidade. CREdiT. Desvios e práticas não éticas no estabelecimento de autoria em publicações científicas. Plágio, falsificação e fabricação. Plágio - definições nacionais e internacionais (relação com autoria obscura). Autoplágio. Responsabilidades da autoria.
Avaliação de um artigo e pareceres construtivos: O processo de tramitação: pré-análise, convite aos pareceristas e elaboração de pareceres construtivos. Critérios para elaboração de um parecer construtivo.
Diferenciações entre tipos de artigos científicos: Ensaios e artigos teóricos. Empíricos, teórico-conceituais. Revisão bibliográfica, revisão sistemática da literatura, estado da arte;
Papel de revistas científicas na validação e divulgação do conhecimento científico: Origem e breve histórico das revistas científicas. Funcionamento geral de revistas científicas. Critérios para avaliação e qualidade das revistas científicas (bases e indexadores). Origens do movimento ciência aberta, definição ciência aberta, acesso aberto, preprint. Avaliação por pares aberta e dados abertos. Questões éticas e relacionadas à inclusão
BIZERRA, A. F.; SÁ, L. P.. VAMOS CONVERSAR SOBRE AUTORIA?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 24, p. e39592, 2022. https://www.scielo.br/j/epec/a/YFzCCLQZhFp7yYWnkKQN3sq/?lang=pt#ModalHowcite
CAVALCANTI, C. J. H. Artigo-parecer: Validação de teste em três camadas para mapear perfis epistemológicos de densidade. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 25, e45029. 2023. doi: 10.1590/1983-21172022240142.
HOHENDORFF, J. V. Como Elaborar um Parecer de Artigo Científico? E porque Devemos Ser Revisores. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2021, v.37, e37 https://doi.org/10.1590/0102.3772e370001.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N.. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 223–239, set. 2018.. https://www.scielo.br/j/er/a/75VNGFj5PH5gy3VsPNp3L6t/?lang=pt#ModalHowcite
MENDONÇA, P. C. C. et al.. EXPERIÊNCIAS DA REVISTA ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM AVALIAÇÃO POR PARES ABERTA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 25, p. e42617, 2023.. https://www.scielo.br/j/epec/a/WrWGvFvpQGh6HQqtDbrhxLx/?lang=pt#ModalHowcite
PINHO, J. A. G. D. Brevíssimo manual do editor: considerações sobre submissão e avaliação de artigos, o papel dos pareceristas e do editor de revistas científicas. Organizações e Sociedade, v. 12, n. 34, p.169-173, 2005.