Turma: C
Sala: 4118
Data de início: 22/08/2023
Data de término: 05/12/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Estudo dos processos e trajetórias da educação no Brasil desde o período colonial até a República, e análise da produção historiográfica pertinente e suas principais tendências e abordagens.
Por quê estudar historiografia da educação?
1. A Pesquisa em Educação no Brasil: periodização, marcos teóricos e tendências. A História da Educação como campo de pesquisa no Brasil
2. Processos e práticas educativas na América portuguesa (séculos XVI-XVIII)
a. Educação no Antigo Regime: noções
b. Historiografia da educação colonial: primórdios e tendências
c. Processos e práticas educativas coloniais
3. Liberalismo e educação no Brasil Imperial
a. Liberalismo e educação: noções
b. Historiografia da educação no Império: fundações
c. Processos de escolarização no Brasil independente (século XIX)
4. A República e seus “projetos” de educação
a. Educação republicana, liberalismo e nacionalismo: noções
b. Historiografia da educação na República: tendências
c. Educação no período republicano: movimentos, impactos
d. Autoritarismo e educação
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