Turma: B
Sala: 3111
Data de início: 17/08/2023
Data de término: 05/10/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Ágnez de Lélis Saraiva (FJP)
Origens, definições, tipos e condições para surgimento das federações. Origens, história e características do federalismo brasileiro. Trajetória da educação básica no Brasil. Arranjo institucional para provisão da educação básica no Brasil pós-1988. Regime de colaboração, sistema nacional de educação e federalismo para a educação básica.
1- Federalismo: origens, definição, tipos e condições para surgimento das federações
1.1- A experiência dos Estados Unidos da América e o federalismo moderno
1.2- Federalismo e federação: definições
1.3- Tipos de federalismo
1.4- Fatores que levam os estados nacionais a definirem pelo arranjo federativo
2- Origens, história e características do federalismo brasileiro
2.1- Como e porque o federalismo no Brasil
2.2- Federalismo e descentralização: as idas e vindas no Brasil
2.3- Federalismo brasileiro na Constituição Federal de 1988
2.4- O federalismo brasileiro pós-1988: dos barões da federação a coordenação federativa pelo Governo Federal
3- Trajetória da educação básica no Brasil: um olhar sobre a legislação brasileira
3.1- A educação básica no Império
3.2- A Primeira República e a educação básica
3.3- O Governo Vargas e a educação básica enquanto política nacional
3.4- A educação básica na República Nova
3.5- A ditadura militar e a educação básica
4- A Transição, a Constituinte de 1987/1988 e a política nacional de educação
4.1- A Nova República e os desafios da educação básica
4.2- Debates que antecederam o processo constituinte
4.3- O processo constituinte e os debates em torno da educação básica
4.4- O arranjo institucional para educação básica na Constituição Federal de 1988
5- Regime de colaboração, Sistema Nacional de Educação e o Federalismo para educação básica
5.1- Arranjos institucionais, relações intergovernamentais e relações federativas – aspectos conceituais
5.2- Regime de colaboração: origens do termo, sua inclusão no texto constitucional e debates em torno do seu significado
5.3- As idas e vinda do federalismo educacional brasileiro pós-1988
5.4- Fundeb e o federalismo educacional após o golpe de 2016: ajuste fiscal, extrema direita e pandemia do covid-19
ABRUCIO, Fernando Luiz. A coordenação federativa no Brasil: a experiência do período FHC e os desafios do governo Lula. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 24, p. 41-67, jun. 2005. ISSN 0104-4478. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782005000100005.
ABRÚCIO, Fernando Luiz. Os Barões da Federação: os governadores e a redemocratização brasileira. Ed. Hucitec, São Paulo, SP, 1998.
AGRANOFF, Robert. Intergovernmental Policy management: cooperative practices in federal systems. In: M. Pagano; R. Leonard (eds.), the dynamics of federalism in national and suprantional political systems. Houndmills, Palgrave. 2007, Pp. 248-284.
ALMEIDA. Maria Hermínia T. Recentralizando a Federação? Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 24, p. 29-40, jun. 2005. www.scielo.com.br.
ARAÚJO, Gilda C. de. Federalismo cooperativo e educação no Brasil: 30 anos de omissões e ambivalências. Educação & Sociedade, v. 39, n. 145, p. 908-927, 2018.
ARAÚJO, Gilda. C. de. Constituição, Federação e Proposta para o novo Plano Nacional de Educação: análise das propostas de organização nacional da educação brasileira a partir do regime de colaboração. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 31, nº 112, julho – setembro, 2010, pp. 749-768.
ARELARO, Lizete R. G. Ensino Fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educação e Sociedade, 2005. www.scielo.com.br.
ARRETCHE, Marta. Continuidades e descontinuidades da Federação brasileira: de como 1988 facilitou 1995. Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 52, nº 2, p. 377-423, 2009.
ARRETCHE, Marta. Federalismo e Democracia no Brasil: a visão da ciência política norteamericana. São Paulo em Perspectiva, 15(4) 2001. Disponível em: www.scielo.com.br.
ARRETCHE, Marta. Federalismo e igualdade territorial: uma contradição em termos? Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 53, nº 3, p. 587-620, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582010000300003.
ARRETCHE, Marta. Federalismo e políticas sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. São Paulo em Perspectiva, v. 18, nº 2, p. 17-26, 2004. Disponível em:
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011- 52582009000200004.
CÂMARA, Adriane P.; OLIVEIRA, Rosimar de F. Ação Direta de Inconstitucionalidade 2501-5: conflitos federativos na construção de sistemas de ensino. RBPAE, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 205-221, jan./abr. 2017. DOI: 10.21573/vol33n12017.67494.
CAMERON, David. The structures of intergovernmental relations. International Science Journal, v. 52, p. 121-127, 2002. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-2451.00300.
CAMPOS, Bruno Cesar; CRUZ, Breno de Paula Andrade. Impactos do Fundeb sobre a qualidade do ensino básico público: uma análise para os municípios do estado do Rio de Janeiro. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 371-393, abr. 2009. ISSN 0034-7612. https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000200005.
CARTA de Goiânia. IV Conferência Brasileira de Educação. Goiânia, 2 a 5 de setembro de 1986. Educação & Sociedade: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação, São Paulo, p. 5-9, dez. 1986.
CARVALHO, José Murilo de. República, democracia e federalismo Brasil, 1870-1891. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 27, n. 45, p. 141-157, 2011. ISSN 0104-8775. https://doi.org/10.1590/S0104-87752011000100007.
CODATO, Adriano N. Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, n. 25, p. 83-106, nov. 2005. ISSN 0104-4478. https://doi.org/10.1590/S0104-44782005000200008.
COMPARATO, Fábio K. Muda Brasil: uma Constituição para o desenvolvimento democrático. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.
COSTA, Valeriano M. F. Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 729-748, jul./set. 2010. ISSN 1678-4626. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300005.
CURY, Carlos R. J. A Educação Básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, set. 2002. ISSN 1678-4626. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000010.
CURY, Carlos R. J. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, nº 105, p. 1187-1209, set./dez. 2008. ISSN 1678-4626. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000400012.
CURY, Carlos R. J. A qualidade da educação brasileira como direito. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº 129, p. 1053-1066, out./dez. 2014. ISSN 0101-7330. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143981.
DE TONI, Jackson; CERQUEIRA, Kleber. Da esperança ao desastre: neodesenvolvimentismo e crise institucional na experiência brasileira recente. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 11. Curitiba, 2018. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABCP, 2018. p. 1-24. Disponível em: https://bit.ly/2VmVz4Y.
DOURADO, Luiz Fernando. Sistema Nacional de Educação, Federalismo e os obstáculos ao Direito à Educação Básica. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 761-785, jul./set. 2013. ISSN 1678-4626. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300007.
DUARTE, Marisa R. T. Educação e desenvolvimento: modos de regulação dos sistemas educacionais. Perspectiva, Florianópolis, v. 30, n. 2, p. 683-718, 2012. ISSN 2175-795X. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p683.
FARENZENA, Nalú. Relações intergovernamentais nas Políticas de Educação Básica no Brasil. Rev. Urug. Cienc. Polít., Montevideo, v. 21 n. 1, p. 183-202, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2UXQXn0.
FÁVERO, Osmar (org.). A Educação nas Constituintes Brasileiras (1823-1988). Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção Memória da Educação).
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000200003.
LIMONGI, Fernando Papaterra. “O Federalista”: remédios republicanos para males republicanos. In: WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, “O Federalista”. São Paulo – SP, Ed. Ática, vol. 1, 13ª ed. 2000.
MACHADO, José A. Federalismo, poder de veto e coordenação de políticas sociais no Brasil pós-1988. Revista O&S, Salvador, v. 21, nº 69, p. 335-350, abr./jun. 2014. ISSN 1984-9230. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302014000200008.
MACHADO, José A.; PALOTTI, Pedro L. de M. Entre cooperação e centralização: políticas sociais no Brasil pós-1988. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 30, n. 88, jun. 2015. ISSN 0102-6909. DOI: https://doi.org/10.17666/308861-82/2015.
MARTINS, Paulo de Sena. Fundeb, Federalismo e Regime de Colaboração. Campinas, SP:
Autores Associados, 2011. (Coleção Políticas Públicas de Educação)
PEREIRA, Luiz Carlos B. Uma nova gestão para um novo Estado: liberal, social e republicano. Revista do Serviço Público, [S. l.], Ano 52, n. 1, jan./mar. 2001. https://doi.org/10.21874/rsp.v52i1.298.
PINTO, José. Marcelino de R. A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 877-897, 2007. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300012.
RODRIGUEZ, Vicente. Financiamento da Educação e Políticas Públicas: o Fundef e a política de descentralização. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 55, p. 42-57, nov. 2001. ISSN 0101-3262. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300004.
SAVIANI, Demerval. Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 213-232, out. 2008b. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/S1981-77462008000200002.
SAVIANI, Dermeval. Organização da Educação Nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 769-787, jul./set. 2008a. ISSN 1678-4626. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300007.
SAVIANI, Dermeval. Plano Nacional de Educação, questões federativas e os Municípios: o regime de colaboração e as perspectivas da educação brasileira. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS, 6. Campinas, 2011. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2011a. Não paginado. Disponível em: https://bit.ly/2RwFXuy.
SEGATTO, Catarina I.; ABRÚCIO, Fernando L. Cooperação em uma Federação Heterogênea: o regime de colaboração na educação em seis estados brasileiros. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 411-429, abr./jun. 2016. ISSN 1413-2478. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216522.
SCHNEIDER, Ben R. O Estado Desenvolvimentista no Brasil: perspectivas históricas comparadas. In: GOMIDE, Alexandre de A.; PIRES, Roberto R. C. (org.). Capacidades Estatais e Democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2014. p. 31-56.
SOUZA, Celina. Federalismo, desenho constitucional e instituições federativas no Brasil Pós-1988. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 24, p. 105-121, jun. 2005. ISSN 0104-4478. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-44782005000100008.
SOUZA, Celina. Instituições e mudanças: reformas da Constituição de 1988, federalismo e políticas públicas. In: FARIA, Carlos A. P.; HOCHMAN, Gilberto. Federalismo e Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. p. 91-118.
SOUZA, Donaldo B.; FARIA, L. C. M. de. Reforma do Estado, descentralização e municipalização do ensino: a gestão política dos sistemas públicos de ensino pós-LDB 9394/96. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 45, p. 925-944, out./dez. 2004. ISSN 0104-4036. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362004000400002.
STEPAN, A. Para uma análise comparativa do Federalismo e da Democracia: federações que ampliam ou restringem o poder do demos. Dados, Rio de Janeiro, v. 42, n. 2, p. 00, 1999. ISSN 0011-5258. DOI: https://doi.org/10.1590/S0011-52581999000200001.
WRIGHT, D. S. Intergovernmental Relations: an analytical overview. American Academy of Political & Social Science, [S. l.], v. 416, issue 1, p. 1-16, nov. 1974. DOI: https://doi.org/10.1177/000271627441600102.