Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : História da Educação

Turma: D

Sala: 4101

Data de início: 16/08/2023

Data de término: 06/12/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão de referenciais teóricos e metodológicos nas pesquisas em História da Educação.

Programa

Objetivos: Discutir as pesquisas em andamento, de doutorandos da Linha de História da Educação; debater temas e questões teórico-metodológicas relacionadas às pesquisas em História e em História da Educação; discutir sobre produção e divulgação de conhecimento no campo da educação.

Bibliografia

CARVALHO, Carlos Henrique de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (rgs.). História da Educação em Minas Gerais: Colônia + Império + República. Uberlândia: EDDUFU, 2019. Disponível em: <http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/historia-da-educacao-em-minas-gerais-da-colonia-republica>. Acesso em 21/07/2020.

GALVÃO, Ana Maria de O.; MORAES, Dislane Zerbiantti; GONDRA, José G.; BICCAS, Maurilane de S. Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007). In: RBHE, v.8 n.1[16] 2008. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38592>. Acesso em 21/07/2020.

MARTÍNEZ, Silvia A.; SOUZA, Donaldo B. A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção. In: RBHE, v.11 n.2 [26] 2011. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38501>. Acesso em 21/07/2020.

SOTO-ARANGO, Diana E.; ORA-GARCÍA, José P.; JARDILINO, José Rubens L. La historia de la educación em América Latina: contribución y aportes de la sociedade de Historia de la Educación Latinoamericana – SHELA (1994-2015). In: Revista História da Educação. V.21 n. 51, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/66357

VEIGA, Cynthia Greive. Subalternidade e opressão socio racial: questões para a historiografia da educação latino americana. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2022. v. 01. 376p .

VEIGA, Cynthia Greive (Org.) ; TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus A. (Org.) . Historiografia da Educação: abordagens teóricas e metodológicas. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. v. 1. 296p .