Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Pesquisa sobre Formação Docente: fundamentações teóricas e estratégias metodológicas

Turma: C

Sala: 415

Data de início: 07/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 15

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Este curso está voltado para a análise das tendências de pesquisas internacionais e, sobretudo, nacionais, sobre formação docente. Para isso, abrange: Panorama da pesquisa sobre formação docente; principais referenciais teóricos e metodológicos; a produção acadêmica sobre formação de professores no Brasil; pesquisas sobre políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; estudos sobre profissão, trabalho e identidade docente; pesquisas sobre “a formação do professor de...” (especificidades das áreas de conhecimento escolar, das modalidades e níveis de ensino); saberes docentes como objeto de investigação; pesquisas narrativas na formação docente; pesquisa-ação e formação de professores.

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA

AULA 01    Introdução ao curso; Tema 01: Panorama da pesquisa sobre formação de professores

Apresentação dos participantes; Apresentação/discussão do programa de curso; Organização dos seminários; Aula dialogada: Panorama da pesquisa sobre formação de professores

AULA 02    Tema 01: Panorama da pesquisa sobre formação de professores (cont.)

Aula dialogada: Panorama da pesquisa sobre formação de professores (cont.)

AULA 03    Tema 02: Pesquisas sobre políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores

Aula dialogada: Pesquisas sobre políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores;
Discussão e análise de textos

AULA 04    Tema 02: Pesquisas sobre políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores (cont.)

Aula dialogada: Pesquisas sobre políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores (cont.); Discussão e análise de textos; Apresentação de teses e dissertações (seminário)

AULA 05    Tema 03: Estudos sobre profissão, trabalho e identidade docente

Aula dialogada: Estudos sobre profissão, trabalho e identidade docente; Discussão e análise de textos

AULA 06    Tema 03: Estudos sobre profissão, trabalho e identidade docente (cont.)

Aula dialogada: Estudos sobre profissão, trabalho e identidade docente (cont.); Discussão e análise de textos; Apresentação de teses e dissertações (seminário)

AULA 07    Tema 04: Saberes docentes como objeto de investigação

Aula dialogada: Saberes docentes como objeto de investigação; Discussão e análise de textos

AULA 08    Tema 04: Saberes docentes como objeto de investigação (cont.)

Aula dialogada: Saberes docentes como objeto de investigação (cont.); Discussão e análise de textos; Apresentação de teses e dissertações (seminário)
 
AULA 09    Tema 05: Pesquisas narrativas na formação docente

Aula dialogada: Pesquisas narrativas na formação docente; Discussão e análise de textos

AULA 10    Tema 05: Pesquisas narrativas na formação docente (cont.)

Aula dialogada: Pesquisas narrativas na formação docente (cont.); Discussão e análise de textos; Apresentação de teses e dissertações (seminário)

AULA 11    Tema 06: Pesquisa-ação e formação de professores

Aula dialogada: Pesquisa-ação e formação de professores; Discussão e análise de textos

AULA 12    Tema 06: Pesquisa-ação e formação de professores (cont.)

Aula dialogada: Pesquisa-ação e formação de professores (cont.); Discussão e análise de textos; Apresentação de teses e dissertações (seminário)

AULA 13    Tema 07: Pesquisas sobre “a formação do professor de...”

Aula dialogada: Pesquisas sobre “a formação do professor de...”; Discussão e análise de textos

AULA 14    Tema 07: Pesquisas sobre “a formação do professor de...” (cont.)

Aula dialogada: Pesquisas sobre “a formação do professor de...” (cont.); Discussão e análise de textos; Apresentação de teses e dissertações (seminário)

AULA 15        Encerramento do curso    Avaliação final do curso.

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Tema 01: Panorama da pesquisa sobre formação de professores

ANDRÉ, M. E. D. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 01, n. 01, p.  41-56, ago./dez. 2009.

ANDRÉ, M. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006, p. 1-34.

 
ANDRÉ, M. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, n. 15, jan./jul. 2007, p. 43-59.

BRZEZINSKI, I. (org.). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: Ministério da Educação, INEP, 2006, p. 1-52.

BRZEZINSKI, I., GARRIDO, E. Os trabalhos do GT Formação de Professores, da ANPEd (1994-1998). In: ANDRÉ, M. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006, p. 301-328.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Debates e pesquisas no Brasil sobre formação docente. In: ________. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 15-52.

LEE, O., YARGER, S. J. Modes of inquiry in research on Teacher Education. In: J. SIKULA (org.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996, p. 14-37.

MARCELO, C. Pesquisa sobre formação de professores: O conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 51-75, set./out./nov./dez. 1998.

MARCELO, C. Lineas de investigación en formación del profesorado. In: ________. Introducción a la formación del profesorado: Teoría y métodos. Sevilla: Editorial Universidad de Sevilla, 1989, p. 79-107.

ROLDÃO, M. C. Formação de professores na investigação portuguesa: um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 01, n. 01, p. 57-70, ago./dez. 2009.

SHULMAN, L. S. Truth and consequences? Inquiry and policy in research on teacher education. Journal of Teacher Education, v. 53, n. 3, May/June. 2002, p. 248-253.

WIDDEN, M. MAYER-SMITH, J., MOON, B. A critical analysis of research on learning to teach. Review of Educational Research, v. 68, n. 2, p. 130-178, 1998.

ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009.

ZEICHNER, K. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 76-87, set./out./nov./dez. 1998.

ZEICHNER, K. The new scholarship in Teacher Education. Educational Researcher, v. 28, n. 9, p. 4-15, 1999.

ZEICHNER, K. A research agenda for teacher education. In: COCHRAN-SMITH, M. ZEICHNER, K. (orgs.). Studying Teacher Education: The report of the AERA Panel on research and teacher education. London: Lawrence Erlbaum, 2005, p. 737-759.

Tema 02: Pesquisas sobre políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores

APPLE, M. Markets, Standards, Teaching and Teacher Education. Journal of Teacher Education, v. 52, n. 3, p. 182-196, 2001.

CARVALHO, J. M., SIMÕES, R. H. S. Formação inicial de professores: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais. In: ANDRÉ, M. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006, p. 161-169.

CARVALHO, J. M., SIMÕES, R. H. S. O processo de formação continuada de professores: uma construção estratégico-conceitual expressa nos periódicos. In: ANDRÉ, M. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006, p. 171-184.

COCHRAN-SMITH, M. The future of teacher education: Framing the questions that matter. Teaching Education, v. 11, n. 1, p. 13-24, 2000.

COCHRAN-SMITH, M., FRIES, K. Researching teacher education in changing times: politics and paradigms. In: COCHRAN-SMITH, M., ZEICHNER, K. (orgs.). Studying Teacher Education: The report of the AERA Panel on research and teacher education. London: Lawrence Erlbaum, 2005, p. 69-109.

CURY, C. R. J. A formação docente e a educação nacional. In: OLIVEIRA, D. A. (org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 125-142.

DAY, C. Teachers in the twenty-first century: Time to renew the vision. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 6, n. 1, p. 101-115, 2000.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Políticas de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Perspectiva, v. 23, n. 02, p. 381-406, jul./dez. 2005.

DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68, dezembro/1999, p. 109-125.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: ________. Formação de professores: Pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 53-76.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Relações de poder no interior do campo universitário e as licenciaturas. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 183-201, dezembro/2000.

FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 136-167.

LISTON, D. P., ZEICHNER, K. Las tradiciones de reforma de la formación del profesorado en los Estados Unidos. In: ________. Formación del profesorado y condiciones sociales de la escolarización. 2ª. ed. Madrid: Morata, 1997, p. 27-61.

MAUÉS, O. C. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 89-117, março 2003.

McLAREN, P. BALTODANO, M. P. The future of teacher education and the politics of resistance. Teaching Education, v. 11, n. 1, p. 47-60, 2000.

TORRES, R. M. Tendências da formação de professores nos anos 90. In: WARDE, M. J. (org.). Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC São Paulo, 1998, p. 173-191.

 
SANTOS, L. L. C. P. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. In: VEIGA, I.P.A. (org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998, p. 123-136.

SOUZA, D. T. R. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 477-492, set./dez. 2006.

ZEICHNER, K. Políticas de formação de professores nos Estados Unidos: Como e por que elas afetam vários países no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, 238 p.

Tema 03: Estudos sobre profissão, trabalho e identidade docente

ALVES, C. S. et. al. Identidade profissional de professores: um referencial para pesquisa. Educação & Linguagem, n. 15, jan./jul. 2007, p. 269-287.

BRZEZINSKI, I., GARRIDO, E. Trabalho docente: mapeando a pesquisa em teses e dissertações brasileiras. Educação & Linguagem, n. 15, jan./jul. 2007, p. 60-81.

CARVALHO, J. M., SIMÕES, R. H. S. Identidade e profissionalização docente: um retrado delineado a partir dos periódicos nacionais. In: ANDRÉ, M. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006, p. 185-204.

GOODSON, I.; HARGREAVES, A. Teachers’ professional lives: aspirations and actualities. In: ________. (orgs.). Teachers’ professional lives. London and Washington: Falmer Press, 1996, p. 1-27.

HARGREAVES, A. Four ages for professionalism and professional learning. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 6, n. 2, p. 151-182, 2000.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida professional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 31-61.

LORTIE, D. C. Schoolteacher: a sociological study. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1975.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

NÓVOA, A. Esboço de um modelo de análise da profissão docente. In: ________. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991, p. 20-32.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: ________. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p. 11-33.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004.

ROBERTSON, S. L. Teachers’ work, restructuring and postfordism: constructing the new “professionalism.” GOODSON, I.; HARGREAVES, A. (orgs.). Teachers’ professional lives. London and Washington: Falmer Press, 1996, p. 28-55.

TARDIF, M., LESSARD, C. O trabalho docente hoje: elementos para um quadro de análise. In: ________. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 15-54.

 
TEIXEIRA, I. A. C. Cadências escolares, ritmos docentes. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 87-108, jul./dez. 1999.

VIANNA, C. A produção acadêmica sobre organização docente: ação coletiva e relações de gênero. Educação & Sociedade, n. 77, dezembro/2001, p. 100-130.

Tema 04: Saberes docentes como objeto de investigação

BORGES, C. As pesquisas sobre os saberes, a formação e o trabalho dos docentes. In: ________. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara, JM Editora, 2004, p 19-61.

BORGES, C. Os saberes dos docentes como objeto de estudo. In: ________. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara, JM Editora, 2004, p. 63-109.

BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, n. 74, abril/2001, p. 59-76.

GAUTHIER, C. et. al. Perspectiva histórica. In: ________. Por uma Teoria da Pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. Ijuí, Editora UNIJUÌ, 1998, p.  39-81.

LELIS, I. A. Do ensino de conteúdos aos saberes dos professores: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, n. 74, abril/2001, p. 43-58.

LUDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, p. 77-96, 2001.

MONTEIRO, A. M. F. C. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, p. 121-142, abril/2001.

MUNBY, H., RUSSELL, T., MARTIN, A. K. Teachers’ knowledge and how it develops. In: RICHARDSON, V. (org.). Handbook of research on teaching. Fourth Edition. Washington: American Educational Research Association, 2001, p. 877-904.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, n. 74, abril/2001, p. 27-42.

TARDIF, M. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: ________. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 31-55.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan./fev./mar./abril 2000, p. 5-24.

SALGUEIRO, A. M. Referentes para el estudio de la cotidianidad desde una perspectiva etnográfica. In: ________. Saber docente y práctica cotidiana: un estudio etnográfico. Barcelona: Octaedro, 1998, p. 25-60.

SILVA, M. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, n. 29, maio/jun./jul./ago. 2005, p. 152-163.

ZEICHNER, K. Research on teacher thinking and different views of reflective practice in teaching and teacher education. In: I. CARLGREN, G. HANDAL, E S. VAAGE (orgs.), Teachers’ minds and actions. London: Falmer Press, 1994. p. 9-27.

Tema 05: Pesquisas narrativas na formação docente

BUENO, B. O. et. al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 385-410, maio/ago. 2006.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2002.

CARVALHO, M. P. A história de Alda: ensino, classe, raça e gênero. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 89-106, jan./jun. 1999.

CARTER, K., DOYLE, W. Personal narrative and life history in learning to teach. In: SIKULA, J. (org.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996, p. 120-142.

CATANI, D. B. et. al. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: CATANI, D. B., et. al. (orgs.). Docência, memória e gênero: Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 15-48.

DAY, C., LEITCH, R. Teachers’ and teacher educators’ lives: The role of emotion. Teaching and Teacher Education, v. 17, n. 4, p. 403-415, 2001.

FISCHER, B. T. D. A história de vida como alternativa metodológica. In: ________. Professoras: histórias e discursos de um passado presente. Pelotas: Seiva, 2005, p. 243-287.

GOMEZ, M. L., WALKER, A. B., PAGE, M. L. Personal Experience as a Guide to Teaching. Teaching and Teacher Education, v. 16, n. 7, p. 731-747, 2000.

GOODSON, I. Studying teachers’ lives: an emergent field of inquiry. In: ________ (org.). Studying teachers’ lives. New York and London: Teachers College Press, 1992, p. 1-17.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: ________. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 11-30.

LELIS, I. Profissão docente: uma rede de histórias. Revista Brasileira de Educação,  n. 17, maio/jun./jul./ago. 2001, p. 40-49.

SOUSA, C. P. et. al. Memória e autobiografia: formação de mulheres e formação de professoras. Revista Brasileira de Educação,  n. 2, maio/jun./jul./ago. 1996, p. 61-76.

Tema 06: Pesquisa-ação e formação de professores

ANDERSON, G. L., HERR, K., and NIHLEN, A. S. Qualitative research approaches for everyday realities. In: ________. Studying your own school: an educator’s guide to qualitative practitioner research. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 1994, p. 106-170.

CARVALHO, A. M. P. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 57-67, jul./dez. 2002.

COCHRAN-SMITH, M., LYTLE, S. L. Concepts and contexts for teacher research. In: ________. Inside/outside: Teacher research and knowledge. New York: Teachers College Press, 1993, p. 1-114.

 
DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. (orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 11-42.

ELLIOT, J. A practical guide to action research. In: ________. Action Research for Educational Change. Buckingham: Open University Press, 1991, p. 69-89.

KEMMIS, S., WILKINSON, M. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. (orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 43-66.

KINCHELOE, J. Teachers as researchers, good work, and troubled times. In: ________. Teachers as researchers: Qualitative inquiry as a path to empowerment. London and New York: RoutledgeFalmer, 2003, p. 22-47.

LENOIR, Y. Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino. Educação & Sociedade, vol. 27, n. 97, p. 1299-1325, set./dez. 2006.

LUDKE, M. (org.). Pesquisa e formação docente (Tema em Destaque). Cadernos de Pesquisa, n. 125, p. 11-109, maio/ago. 2005.

MIRANDA, M. G., RESENDE, A. C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez. 2006, p. 511-518.

MIZUKAMI, M. G. N. A pesquisa sobre formação de professores: metodologias alternativas. In: BARBOSA, R. L. L. (org.). Formação de educadores: Desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003, p. 201-232.

MONCEAU, G. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 467-482, set./dez. 2005.

PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

ZEICHNER, K., NOFFKE, S. Practitioner research. In: RICHARDSON, V. (org.). Handbook of research on teaching. Fourth Edition. Washington: American Educational Research Association, 2001, p. 298-330.