Turma: E
Sala: 3112
Data de início: 16/08/2023
Data de término: 06/12/2023
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão dos projetos de pesquisa da linha. Conceitos e metodologias em currículo e culturas. Diferentes abordagens para os estudos em currículos, culturas e diferença. Perspectivas metodológicas para pesquisas em currículo.
Perspectivas pós-críticas de pesquisa em educação
Abordagens e metodologias de pesquisa pós-crítica
Desafios contemporâneos para pesquisar em educação
Ética na pesquisa em educação
ADVERSE, Helton. Foucault e a genealogia do estado moderno. Síntese, Belo Horizonte, v. 45, p. 419-519, Set./Dez., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20911/21769389v45n143p499/2018
AQUINO, Julio Groppa. O pensamento como desordem: repercussões do legado foucaultiano. Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | p. 83-101 | maio/ago. 2014.
AQUINO, Julio Groppa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Revista Brasileira de Educação - ANPEd, Rio de Janeiro, v. 28, n. 53, p. 301-324, abr./jun. 2013.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, 2013, p. 7-23.
MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy. (Org.). Metodologias pós-críticas de pesquisas em Educação. 3. Ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.
NAVARRO, Pedro. Estudos discursivos foucaultianos: questões de método para
análise de discursos. Revista Moara/ Estudos Linguísticos. Edição 57, Vol. 1/ ago -dez 2020.
SARAIVA, Karla; AQUINO, Julio Groppa. Os paradoxos da forma escolar na Contemporaneidade. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 2, jun. 2020. ISSN 1982-9949. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/14499>.
VEIGA-NETO, Alfredo; RECH, Tatiana Luiza. Esquecer Foucault? Pro-Posições | v. 25, n. 2 (74) | p. 67-82 | maio/ago. 2014