Turma: K
Sala: 3105
Data de início: 23/08/2023
Data de término: 06/12/2023
N° total de vagas: 50
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Discussão sobre as perspectivas anticoloniais (pós-colonial, decolonial, contracolonial, estudos subalternos) em suas bases políticas e epistemológicas; configurações teóricas e tensões metodológicas aplicadas à pesquisa em educação em diálogo com as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social e, em especial, a linha Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.
Conteúdo Programático
• Bases históricas e inflexões políticas do Anticolonial
• Epistemologias anticoloniais: pós-coloniais, contracoloniais, decoloniais e estudos subalternos.
• A fala dos subalternos: raça, gênero e classe
• Perspectivas anticoloniais e Educação
• Configurações teóricas e tensões metodológicas aplicadas à pesquisa em Educação
Bibliografia Básica
ADAMS, Telmo. WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir,(re) existir y (re) vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. Práxis Educativa, v. 10, n. 2, p. 585- 590, 2015.
ARROYO, Miguel G.. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2012a. 336p.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít., Brasília , n. 11, p. 89-117, Aug. 2013 .
BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. Dados, v. 60, n. 2, p. 505–540, abr. 2017.
BERNARDINO-COSTA, Joaze.; MALDONADO-TORRES, Nelson.; GROSFOGUEL, Ramon. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Ed. UFMG, 1998. (Capitulos 2 e 3)
BRINGEL, Breno.; VARELLA, Renata. V. S.; MALDONADO, E. Emiliano. Pensamento crítico latino-americano, pesquisa militante e perspectivas subversivas do(s) direito(s): introdução. Revista Direito e Práxis, v. 7, p. 4-17, 2016.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. [Tradução de Noêmia de Sousa]. Lisboa: Ed. Livraria Sá da Costa Editora, 1977.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza, 2003 • EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Belo Horizonte: Mazza, 2006
FANON, Frantz. Os condenados da terra. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. EDUFBA, 2008. • FREIRE, Paulo. PedagogiaSdiostOempraimdiedoG.e1steãdo. PAocratdoê:mAficroanvt2am.6.e0n-toD, e19se74nv. olvido por Vupi - © 2019 30/10/2019 SGA | PPGE FaE www.posgrad.fae.ufmg.br/sga/ofertas/375 2/2
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. São Paulo: Selo negro, 2011.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. A recepção de Fanon no Brasil e a identidade negra. Novos Estudos-CEBRAP, n. 81, p. 99-114, 2008. • GROSFOGUEL, Ramón. El concepto de «racismo» En Michel Foucault y Frantz Fanon: teorizar desde la zona del ser o desde la zona del no-ser. Tábula rasa, n. 16, p. 79-102, 2012.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Ed. São Paulo, 2013.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. São Paulo, Editora Ática, 2007
LUGONES, M.. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p. 935–952, set. 2014.
MARIÁTEGUI, José. Carlos. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Expressão Popular: CLACSO, 2008.
MKARAN, Gaya; GAUSSENS, Pierre (Org). Piel blanca, máscaras negras: Crítica de la razón decolonial. México: Bajo Tierra A.C. y Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe-Universidad Nacional Autónoma de México, 2020. p. 105-120.
MENDONZA, Breny. La epistemología del sur, la colonialidad del género y el feminismo latinoamericano en Yuderkys Espinosa Miñoso (coord.), Aproximaciones críticas a las prácticas teórico-políticas del feminismo latinoamericano. Buenos Aires: en la frontera, 2010.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (ed.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, CLACSO, pp. 227-278, Buenos Aires, 2005.
QUIJANO, Aníbal.. Colonialidade e modernidade-racionalidade. In: PALERMO, Zulma.; QUINTERO, Pablo (orgs.). Aníbal Quijano: Textos de fundación. Buenos Aires, : Ediciones del Signo, 2014a.
RESTREPO, Eduardo.; ROJAS, Axel. Inflexión decolonial. Popayán: Editorial Universidad de Cauca, 2010.
RUFINO, LUIS. Pedagogia das Encruzilhadas. Editora Mórula, 2019
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Editora Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.
SIMAS, Luiz.; RUFINO, Luiz. Fogo no chão: a ciência encantada das macumbas. Mórula Rio de Janeiro: Editorial, 2018.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Crítica da razão pós-colonial: por uma história do presente fugidio. Trad. Lucas Carpinelli. São Paulo: Politéia, 2022.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento 'otro' desde la diferencia colonial". In: WALSH, C.; LINERA, A. G.; MIGNOLO, W. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 21-70. Sistema de Gestão Acadêmica v2.6.0