Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Educação Matemática

Turma: H

Sala: 2112

Data de início: 16/08/2023

Data de término: 06/12/2023

N° total de vagas: 25

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Referenciais de pesquisa em Educação Matemática. Orientação de pesquisas em curso.

Programa

Apresentação e discussão de projetos de pesquisa.

Discussão de referenciais de pesquisa em Educação e em Educação Matemática.

Elaboração e preenchimento de relatórios e currículos acadêmicos.

Bibliografia

FERNANDES, Filipe S.; FONSECA, Maria C. F. R. Reconhecimento, Redistribuição e Participação: políticas para uma Educação Matemática em tempos de união e reconstrução. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. , v.37, p.3 - 4, 2023.

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.; ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, p. 13-79, dez. 2005.

MIGUEL, Antônio. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2877

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.

STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.