Turma: D
Sala: 01
Data de início: 08/03/2018
Data de término: n/d
N° total de vagas: 25
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina. Processos sócio-históricos latino-americanos. O pensamento crítico-social e os processos de modernização na América Latina. Estado e políticas públicas e reformas educacionais na América Latina e suas repercussões na condição docente.
1. Processos sócio-históricos latino-americanos: das origens aos dias atuais
• Período colonial, o Estado Nacional e o socialismo indo-americano
• Lutas anti-coloniais e movimentos de independência
• Teoria da Dependência
• Neoliberalismo
•
2. O pensamento crítico-social e os processos de modernização na América Latina.
• Etapas do pensamento crítico social-latino americano: principais tendências teóricas
• As teorias da modernização e a teoria do Capital Humano em Educação
• Originalidade, autenticidade e resistência: da afirmação de uma região à afirmação de um conhecimento
• Uma pedagogia latino-americana?
• Anti-colonialismo e reconhecimento cultural
3. Poder Político, Sociedade e Educação na América Latina.
• Sistema político e o Estado na América Latina
Populismo, Autoritarismo-burocrático e Governos Democrático-populares
• Políticas públicas e o papel do Estado na educação.
• A especificidade latino-americana: o enfrentamento à pobreza e às múltiplas formas de desigualdade
4. Reformas educacionais e a questão docente na América Latina
• Crise da educação e novos cenários sociais.
• Educação como Bem Público e as pressões mercantis
• Direito à educação: diversidade cultural e desigualdade social
• Universalização da Educação e programas sociais
• A questão docente e os novos cenários educativos
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