Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE932 - Seminário de Pesquisa II : Política, Trabalho e Formação Humana

Turma: I

Sala: 4110

Data de início: 16/08/2023

Data de término: 06/12/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Resgate e problematização das diferentes experiências de pesquisa na linha Trabalho, Educação e Formação Humana. Reflexão crítica sobre a prática pedagógica e das possíveis contribuições para sua melhoria a serem desenvolvidas no curso. Discussão dos projetos de pesquisas

Programa

16/08 - Apresentação e discussão e organização dos seminários
30/08 – Reunião com professores – apresentação do projeto Fabricio
13/09 - Apresentação e discussão de projetos- apresentação sobre o banco de produções acadêmicas
27/09- Apresentação e discussão dos projetos - Apresentação sobre o balanço de produção acadêmica de cada projeto
11/10 – Apresentação e discussão dos projetos - Apresentação sobre o balanço de produção acadêmica de cada projeto
08/11- Apresentação e discussão dos projetos – aprofundamentos
22/11- Apresentação e discussão dos projetos – seminário final
06/12 - Apresentação e discussão dos projetos – seminário final

Bibliografia

EVANGELISTA, O; SHIROMA, E. O. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, G. S; RUMMERT, S. M; GONÇALVES, L. D. Trabalho e Educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019.

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida. O Caráter histórico na pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epstemológicos en Politica Educativa, Ponta Grassa,PR4, p. 1-14, 2019.

MOLINA, Monica C., JESUS, Sonia M. S. A. (Orgs). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2004. Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 5.

SANTOS, Clarisse A.(Org.) Campo - Políticas Públicas – Educação. Brasília : Incra ; MDA, 2008. (NEAD Especial). Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 7.

SHIROMA, Eneida Oto, CAMPOS, Roselane Fátima, GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html