Turma: J
Sala: 2114
Data de início: 16/08/2023
Data de término: 06/12/2023
N° total de vagas: 12
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e aprimoramento dos projetos de tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos doutorandos da linha de pesquisa Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais.
- Apresentação e discussão sobre a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais” no Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG: composição, tendências teóricas e metodológicas.
- Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes.
- Referenciais teóricos e metodológicos para aprimoramento dos projetos de pesquisa.
Avaliação
Serão realizadas duas atividades na disciplina: Seminários e a Apresentação do Projeto (acompanhado de um texto detalhando as modificações realizadas no projeto).
Os Seminários consistem na discussão de referências relevantes para a formação teórico-metodológica, indicadas no cronograma.
Os alunos deverão entregar às professoras o projeto de pesquisa (versão mais atual) e um texto detalhando as modificações e decisões tomadas que compare a versão inicial com a mais atual. Será destinado um dia para que a/o estudante faça a Apresentação de ambos.
A participação nos seminários e no debate dos projetos dos colegas também será considerada na avaliação da disciplina.
Atividades Avaliativas Pontuação
Projeto e texto detalhando modificações do projeto 40
Seminário 40
Participação 20
Cronograma
ENCONTRO DATA TEMA/REFERÊNCIA
1 16/08/2023 Apresentação do plano de ensino; apresentação dos alunos; ajuste do plano de ensino.
BRANDÃO, Zaia. ¬¬¬Os jogos de escalas na sociologia da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 607-620, maio/ago. 2008
2 30/08/2023 SEMINÁRIO
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A ruptura. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 23-44 (Primeira Parte)
3 13/09/2023 SEMINÁRIO
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A construção do objeto. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 45-72 (Segunda Parte)
4 27/09/2023 Rodada de projetos
Apresentação dos projetos e do texto relatando as alterações.
5 11/10/2023 Rodada de projetos
Apresentação dos projetos e do texto relatando as alterações.
6 08/11/2023 Pesquisa na linha de Sociologia da Educação. Será convidado um (ou mais) estudante de Doutorado para falar sobre a sua pesquisa.
7 22/11/2023 SEMINÁRIOS (2)
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O racionalismo aplicado. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 73-86 (Terceira Parte)
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Conclusão. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 87-97.
8 06/12/2023 Fechamento da disciplina
Relato sobre o estado atual dos projetos e planejamento.
*encerramento semestre letivo 16/12/23
BRANDÃO, Zaia. Os jogos de escalas na sociologia da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 607-620, maio/ago. 2008
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-ClaudeOfício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010
BECKER, Howard S. Evidências: Sobre o bom uso de dados em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar, 2022.
WEBER, Florence. (2009) "A Entrevista, a Pesquisa e o Íntimo, Ou Por Que Censurar Seu Diário De Campo?". Horizontes Antropológicos, v.15 n.32, pp. 157-170.