Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE934 - Seminário de Pesquisa IV : Sociologia da Educação: Escolarização e Desigualdades Sociais

Turma: J

Sala: 2114

Data de início: 16/08/2023

Data de término: 06/12/2023

N° total de vagas: 12

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Discussão e aprimoramento dos projetos de tese. Estudo de referenciais teóricos e metodológicos relevantes para as pesquisas dos doutorandos da linha de pesquisa Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais.

Programa

- Apresentação e discussão sobre a linha de pesquisa “Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais” no Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG: composição, tendências teóricas e metodológicas.
- Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos discentes.
- Referenciais teóricos e metodológicos para aprimoramento dos projetos de pesquisa.


Avaliação
Serão realizadas duas atividades na disciplina: Seminários e a Apresentação do Projeto (acompanhado de um texto detalhando as modificações realizadas no projeto).
Os Seminários consistem na discussão de referências relevantes para a formação teórico-metodológica, indicadas no cronograma.
Os alunos deverão entregar às professoras o projeto de pesquisa (versão mais atual) e um texto detalhando as modificações e decisões tomadas que compare a versão inicial com a mais atual. Será destinado um dia para que a/o estudante faça a Apresentação de ambos.
A participação nos seminários e no debate dos projetos dos colegas também será considerada na avaliação da disciplina.
Atividades Avaliativas     Pontuação
Projeto e texto detalhando modificações do projeto    40
Seminário     40
Participação     20
 
Cronograma
ENCONTRO     DATA     TEMA/REFERÊNCIA
1     16/08/2023     Apresentação do plano de ensino; apresentação dos alunos; ajuste do plano de ensino.

BRANDÃO, Zaia. Os jogos de escalas na sociologia da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 607-620, maio/ago. 2008

2     30/08/2023     SEMINÁRIO
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A ruptura. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 23-44 (Primeira Parte)

3     13/09/2023     SEMINÁRIO
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A construção do objeto. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 45-72 (Segunda Parte)


4     27/09/2023     Rodada de projetos
Apresentação dos projetos e do texto relatando as alterações.
 
5     11/10/2023     Rodada de projetos
Apresentação dos projetos e do texto relatando as alterações.

6     08/11/2023     Pesquisa na linha de Sociologia da Educação. Será convidado um (ou mais) estudante de Doutorado para falar sobre a sua pesquisa. 
7     22/11/2023     SEMINÁRIOS (2)
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. O racionalismo aplicado. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 73-86 (Terceira Parte)

 
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Conclusão. In: ______. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 87-97.

8     06/12/2023     Fechamento da disciplina
Relato sobre o estado atual dos projetos e planejamento.
*encerramento semestre letivo 16/12/23

Bibliografia

BRANDÃO, Zaia. Os jogos de escalas na sociologia da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 103, p. 607-620, maio/ago. 2008

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia. tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 87-97.

BECKER, Howard S. Evidências: Sobre o bom uso de dados em Ciências Sociais. Rio de Janeiro, Zahar, 2022.
WEBER, Florence. (2009) "A Entrevista, a Pesquisa e o Íntimo, Ou Por Que Censurar Seu Diário De Campo?". Horizontes Antropológicos, v.15 n.32, pp. 157-170.