Turma: D
Sala: 1557
Data de início: 16/08/2023
Data de término: 21/11/2023
N° total de vagas: 10
Tipo: Obrigatória
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação e ou da tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e II e III e IV. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT.
Programa
Objetivos:
1) Discutir as questões metodológicas das pesquisas pós-criticas
2) Debater sobre as diferentes possibilidades de revisão de literatura e de formulação das justificativas das pesquisas.
3) Discutir diferentes projetos de pesquisas sobre currículo em perspectivas pós-criticas.
4) Problematizar diferentes conceitos das perspectivas pós-criticas e seus usos nas pesquisas curriculares
Conteúdo:
Discussão metodológica dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado.
Discussão dos conceitos usados nas pesquisas de mestrado e doutorado.
Revisão da literatura para a escrita das justificativas das pesquisas.
O problema de pesquisa: sua definição, formulação e problematização.
Discussão das referências bibliográficas trabalhadas.
Ensaio metodológico sobre os temas das dissertações e teses.
A produção de material empírico ou das "informações da pesquisa".
Análise do material empírico.
Cronograma detalhado, incluindo as datas e horários das atividades de orientação :
AULA 1: 9 DE AGOSTO: 19:00 ÀS 22:00
AULA 2: 23 DE AGOSTO: 19:00 ÀS 22:00
AULA 3: 20 DE SETEMBRO: 19:00 ÀS 22:00
AULA 4: 04 DE OUTUBRO: 19:00 ÀS 22:00
AULA 5: 18 DE OUTUBRO: 19:00 ÀS 22:00
AULA 6: 08 DE NOVEMBRO: 19:00 ÀS 22:00
AULA 7: 22 DE SETEMBRO: 19:00 ÀS 22:00
OBS: TODOS OS ENCONTROS SERAO NA SALA DO GECC- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRICULOS E CULTURAS. SALA 1557
Metodologia de ensino:
DISCUSSÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELOS/AS ALUNOS/AS SOBRE SUAS DISSERTAÇÕES, TESES E PROJETOS
Metodologia de avaliação:
Escrita de textos teórico-metodológicos ou capítulos analíticos das dissertações e teses dos/as alunos/as: 35 pontos
Formulação de pareceres sobre os textos dos colegas: 35 pontos
Participação nas discussões dos trabalhos dos colegas: 30 pontos
Bibliografia
BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 179-204, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25927/15195
CARNEIRO, Gláucia Conceição; PARAÍSO, Marlucy Alves. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.13, n.3, p.1003-1024, set/dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12109> Acesso em: 10 ago. 2019.
CORAZZA, Sandra. Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido. Revista Educação & Realidade. PortoAlegre, v.27, n.2, p. 131-142, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25923/15191
GAUTHIER, Clermont. Esquizoanálise do Currículo. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 143-155, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25924/15192>
TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+ Deleuze. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 47-58, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS.Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25915>