Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE992 - Atividades Orientadas de Pesquisa II : Atividades Orientadas de Pesquisa II : (Disciplina voltada aos orientandos da Profa. Marlucy Alves Paraíso - alunos não orientandos só se matriculam com autorização prévia da professora)

Turma: D

Sala: 1557

Data de início: 16/08/2023

Data de término: 21/11/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 15 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Ensaio teórico sobre o tema central da dissertação e ou da tese articulado ao trabalho dos Seminários de Pesquisa I e II e III e IV. Revisão da literatura com justificativa do tema da pesquisa, identificação do problema de pesquisa, objetivos e pergunta central. Organização das referências bibliográficas segundo Normas da ABNT.

Programa

Programa

Objetivos:

1) Discutir as questões metodológicas das pesquisas pós-criticas

2) Debater sobre as diferentes possibilidades de revisão de literatura e de formulação das justificativas das pesquisas.

3) Discutir diferentes projetos de pesquisas sobre currículo em perspectivas pós-criticas.

4) Problematizar diferentes conceitos das perspectivas pós-criticas e seus usos nas pesquisas curriculares

Conteúdo: 

Discussão metodológica dos projetos de pesquisas de mestrado e doutorado.

Discussão dos conceitos usados nas pesquisas de mestrado e doutorado.

Revisão da literatura para a escrita das justificativas das pesquisas.

O problema de pesquisa: sua definição, formulação e problematização.

Discussão das referências bibliográficas trabalhadas.

Ensaio metodológico sobre os temas das dissertações e teses.

A produção de material empírico ou das "informações da pesquisa".

Análise do material empírico.

Cronograma detalhado, incluindo as datas e horários das atividades de orientação : 

AULA 1: 9 DE AGOSTO: 19:00 ÀS 22:00

AULA 2: 23 DE AGOSTO: 19:00 ÀS 22:00 

AULA 3: 20 DE SETEMBRO: 19:00 ÀS 22:00 

AULA 4: 04 DE OUTUBRO: 19:00 ÀS 22:00 

AULA 5: 18 DE OUTUBRO: 19:00 ÀS 22:00

AULA 6: 08 DE NOVEMBRO: 19:00 ÀS 22:00

AULA 7: 22 DE SETEMBRO: 19:00 ÀS 22:00

OBS: TODOS OS ENCONTROS SERAO NA SALA DO GECC- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CURRICULOS E CULTURAS. SALA 1557

Metodologia de ensino:

DISCUSSÃO DE TEXTOS ESCRITOS PELOS/AS ALUNOS/AS SOBRE SUAS DISSERTAÇÕES, TESES E PROJETOS

Metodologia de avaliação:

Escrita de textos teórico-metodológicos ou capítulos analíticos das dissertações e teses dos/as alunos/as: 35 pontos

Formulação de pareceres sobre os textos dos colegas: 35 pontos

Participação nas discussões dos trabalhos dos colegas: 30 pontos

Bibliografia

Bibliografia

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 179-204, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25927/15195

CARNEIRO, Gláucia Conceição; PARAÍSO, Marlucy Alves. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.13, n.3, p.1003-1024, set/dez. 2018. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12109> Acesso em: 10 ago. 2019.

CORAZZA, Sandra. Noologia do Currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido. Revista Educação & Realidade. PortoAlegre, v.27, n.2, p. 131-142, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25923/15191

GAUTHIER, Clermont. Esquizoanálise do Currículo. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 143-155, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25924/15192>

TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza+Currículo+ Deleuze. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, v.27, n.2, p. 47-58, jul./dez. 2002. FACED/UFRGS.Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25915>