Turma: B
Sala: 4102
Data de início: 23/08/2023
Data de término: 13/12/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 15 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Discussão e produção de pesquisas no campo da Educação Matemática e da Educação, no interior de grupos de pesquisa ou de orientação da linha de pesquisa Educação Matemática.
A disciplina será ofertada no formato presencial. Os encontros ocorrerão em dias alternados aos da disciplina Seminário de Educação (Quarta na Pós).
e-mail para contato: jussara@mat.ufmg.br
Produção de pesquisas com temáticas próprias à linha Educação Matemática: modelagem na educação matemática; perspectivas sociopolíticas da educação matemática; história da educação matemática; educação matemática e cultura: interfaces com a educação indígena e do campo; perspectivas histórico-culturais da aprendizagem matemática; decolonialidade e educação matemática: interfaces com questões socioculturais, etnicorraciais, de gênero e sexualidade e/ou educacionais; apropriação de práticas de numeramento por crianças, jovens, adultos e idosos; conhecimento do professor de matemática e formação docente.
ARAÚJO, Jussara L. Toward a framework for a dialectical relationship between pedagogical practice and research. In: STILLMAN, G. A.; BROWN, J. P. Lines of inquiry in mathematical modelling research in education, ICME-13 Monographs. Cham: Springer, 2019. p. 21-36.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13a ed. Petrópolis: Editora Vozes. 2015.
BICUDO, Maria Aparecida V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, mar. 1993.
BORBA, Marcelo C.; ARAÚJO, Jussara L. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio A. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.
MOREIRA, Plínio; DAVID, Maria Manuela S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.
POWELL, Arthur (Org.). Métodos de pesquisa em educação matemática: usando escrita, vídeo e internet. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
SMITH, Linda Tuhiwai; TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Indigenous and decolonizing studies in education: mapping the long view. New York, NY, 2019.
STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as resistance: revisiting critical, indigenous, and anti-oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.