Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Infância e Educação Infantil

Turma: G

Sala: 3106

Data de início: 15/03/2018

Data de término: n/d

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Análise da produção contemporânea dos estudos da infância, contemplando as contribuições das diferentes disciplinas para apreensão da criança. Estudo dos referenciais teórico-metodológicos, arcabouço conceitual e temáticas do campo. Análise da organização, práticas e cotidiano da educação infantil

Programa

1. Estudos da infância: análise dos campos teóricos e referenciais metodológicos de análise da infância 

2. Educação infantil: estudo dos sujeitos, espaços e práticas da educação infantil

Bibliografia

JAMES, Adrian. Competition or integration? New step in childhood studies. In Childhood vol, 17 n. 4, nov. 2011. P. 485-499


. SARMENTO, Manuel. Sociologia da infância: correntes e confluências. In SARMENTO, Manoel & GOUVEA, Maria Cristina (org.) Estudos da infância. Petrópolis: Vozes, 2008. P. 17-39


TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003. P. 77-130