Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Perspectivas etnográficas em estudos sobre práticas sociais de letramento

Turma: F

Data de início: 16/08/2023

Data de término: 29/11/2023

N° total de vagas: 10

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Não

Vagas para isoladas: Não

Docentes responsáveis
Docentes externos

Elizabeth Guzzo de Almeida, Terezinha Cristina da Costa Rocha

Horários

Ementa

Esta disciplina tem por objetivo geral promover discussões conceituais para fundamentar o desenvolvimento de pesquisas a partir de uma perspectiva etnográfica. Objetiva-se promover reflexões sobre processos de desenvolvimento de "lógicas em uso" em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento. O curso envolverá análise de materiais de pesquisa (notas de campo, registros em áudio ou vídeo; transcrições de entrevistas e interações em sala de aula) como referência para discussões conceituais e práticas.

Programa

  1. A etnografia como lógica de investigação
  2. Transcrição, representação e análise de registros em audio e video

Bibliografia

GREEN, Judith L., DIXON, Carol N., ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42. P. 13-79. dez. 2005.

GREEN, Judith. L.; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Revisiting the relationship between ethnography, discourse and education. Caletroscópio, Mariana, v.7, n.1, p.10-55, 2019. 

GREEN, Judith. L.; BLOOME, David. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: FLOOD, J.; HEATH, S. B.; LAPP, D. (Ed.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005, p. 181-202. 

GREEN, Judith. L.; SKUKAUSKAITE, A.; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Studying the discursive construction of leaning lives for individuals and the collective. IN: ERSTAD, O; SEFTON-GRENN (Ed.). Identity, community, and learning lives in the digital age. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p.126-145. 

GREEN, Judith; WALLAT, Cynthia. Ehnograhpy and Language in Educational Settings. New Jersey: Norwood. 1981. 

GUMPERZ, Jonh. Contextualization and understanding. In: DURANTI, A.; GOODWIN, C. (Ed.). Rethinking context: language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, p.229-2552. 

HEATH, Shirley Brice. Protean Shapes in Literacy Events. Ever-Shifiting Oral and Literate Tradicions. In: TANNEN, D. (Ed.). Spoken and Written Language: Exploring Oralit and Literacy. Norwood: N. J.: Ablex, 1982. p. 91-117

 GUMPERZ, Jonh. Contextualization and understanding. In: DURANTI, A.; GOODWIN, C. (Ed.). Rethinking context: language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, p.229-2552.

SPRADLEY, J. P. Participant observation. New York: Holt, Rinehart; Winston, 1980.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 1995-2014. 

STREET, Brian. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In: MARTIN-JONES, M.; JONES, K. (Orgs.) Multilingual literacies. Amsterdã/Filadélfia: John Benjamins, 2000. p.17-29. (Tradução de Izabel Magalhães).