Turma: F
Data de início: 16/08/2023
Data de término: 29/11/2023
N° total de vagas: 10
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 30 horas
Vagas para eletivas: Não
Vagas para isoladas: Não
Elizabeth Guzzo de Almeida, Terezinha Cristina da Costa Rocha
Esta disciplina tem por objetivo geral promover discussões conceituais para fundamentar o desenvolvimento de pesquisas a partir de uma perspectiva etnográfica. Objetiva-se promover reflexões sobre processos de desenvolvimento de "lógicas em uso" em pesquisas sobre linguagem, cultura escrita e práticas de letramento. O curso envolverá análise de materiais de pesquisa (notas de campo, registros em áudio ou vídeo; transcrições de entrevistas e interações em sala de aula) como referência para discussões conceituais e práticas.
GREEN, Judith L., DIXON, Carol N., ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42. P. 13-79. dez. 2005.
GREEN, Judith. L.; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Revisiting the relationship between ethnography, discourse and education. Caletroscópio, Mariana, v.7, n.1, p.10-55, 2019.
GREEN, Judith. L.; BLOOME, David. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: FLOOD, J.; HEATH, S. B.; LAPP, D. (Ed.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005, p. 181-202.
GREEN, Judith. L.; SKUKAUSKAITE, A.; CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Studying the discursive construction of leaning lives for individuals and the collective. IN: ERSTAD, O; SEFTON-GRENN (Ed.). Identity, community, and learning lives in the digital age. Cambridge: Cambridge University Press, 2013, p.126-145.
GREEN, Judith; WALLAT, Cynthia. Ehnograhpy and Language in Educational Settings. New Jersey: Norwood. 1981.
GUMPERZ, Jonh. Contextualization and understanding. In: DURANTI, A.; GOODWIN, C. (Ed.). Rethinking context: language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, p.229-2552.
HEATH, Shirley Brice. Protean Shapes in Literacy Events. Ever-Shifiting Oral and Literate Tradicions. In: TANNEN, D. (Ed.). Spoken and Written Language: Exploring Oralit and Literacy. Norwood: N. J.: Ablex, 1982. p. 91-117
GUMPERZ, Jonh. Contextualization and understanding. In: DURANTI, A.; GOODWIN, C. (Ed.). Rethinking context: language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, 1994, p.229-2552.
SPRADLEY, J. P. Participant observation. New York: Holt, Rinehart; Winston, 1980.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 1995-2014.
STREET, Brian. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In: MARTIN-JONES, M.; JONES, K. (Orgs.) Multilingual literacies. Amsterdã/Filadélfia: John Benjamins, 2000. p.17-29. (Tradução de Izabel Magalhães).