Turma: H
Sala: 3115
Data de início: 16/08/2023
Data de término: 29/11/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
O Balanço de Produções Acadêmicas como metodologia de pesquisa. O Balanço de Produções Acadêmicas na pesquisa sobre Trabalho e Política Educacional. A especificidade teórico-metodológica do Balanço de Produção Acadêmica. A produção de consensos em torno da temática de pesquisa.
09/08 - Apresentação. Início do debate sobre a importância de realizar o levantamento das pesquisas
16-08 - O que é estado da arte? o que é estado do conhecimento? o que levantamento bibliográfico? o que é levantamento bibliométrico?
23-08 - O Balanço de Produção Acadêmica e suas diferenças
30/08 - Discussão teórica sobre o Balanço de Produções Acadêmicas - Inicio da Produção
06/09 - Objeto de pesquisa.
13/09 - FASE 1 / Coleta das produções acadêmicas
20/09 - FASE 1 / Coleta das produções acadêmicas
27/09 - FASE 2 / Seleção das produções acadêmicas
04/10 - FASE 2 / Seleção das produções acadêmicas
11/10 - FASE 3 / Análise das produções acadêmicas
18/10 - FASE 3 / Análise das produções acadêmicas
25/10 - FASE 3 / Análise das produções acadêmicas
01/11 - Apresentação e discussão geral
08/11 - Apresentação e discussão geral
22/11 - Finalização. Debate e Encerramento.
EVANGELISTA, O; SHIROMA, E. O. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, G. S; RUMMERT, S. M; GONÇALVES, L. D. Trabalho e Educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019.
EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida. O Caráter histórico na pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epstemológicos en Politica Educativa, Ponta Grassa,PR4, p. 1-14, 2019.
MONKEN, Danielle Fernandes Viana . Mulheres negras em privação de liberdade: um estado do conhecimento sobre a produção acadêmica nos cursos de pós-graduação stricto sensu - 2004/2019. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.
SHIROMA, Eneida Oto, CAMPOS, Roselane Fátima, GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html
ROMANOWSKI, Joana Pualin; ENS, Romanilda Teodora. As pesquisas denominada do tipo "Estado da Arte" em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.