Turma: A
Sala: 4118
Data de início: 21/08/2023
Data de término: 11/12/2023
N° total de vagas: 20
Tipo: Optativa - PDE*
Carga horária: 60 horas
Vagas para eletivas: Sim
Vagas para isoladas: Sim
Margareth Diniz (UFOP), Rose Gurski (UFRGS)
Conceitos: sujeito, Eu imaginário, Eu simbólico, identificação, identidade. A dessubjetivação do Eu na contemporaneidade. Subjetividade algorítmica. Narcisismo de massa. A quantificação do Eu. Políticas de identidades. Discursos. Novas desordens da alma em diversas modalidades educativas.
I. Conceitos:
Sujeito, Eu imaginário, Eu simbólico, identificação, identidade.
II. A dessubjetivação do Eu na contemporaneidade:
Subjetividade algorítmica. Narcisismo de massa. A quantificação do Eu.
III. Políticas de identidades, Discursos e Educação.
IV. Novas desordens da alma em diversas modalidades educativas.
AYOUCH, T. Gênero, colonialidade, subjetivações. São Paulo: Calligraphies, 2020.
AYOUCH, T. Raça, interseccionalidade e psicanálise. In STONA, J (org.). Relações de gênero e escuta clínica II. São Paulo: Devires, 2022.
DINIZ, M. Subjetividade e Diferença. In: DINIZ, M.; FERREIRA, A.C.; DICKMAN, A. (Org.). Repercussões das políticas de inclusão na formação Docente. Jundiaí: Paco, 2020, p. 35-52.
FREUD, S. Psicologia das massas e análise do Eu. In FREUD, S. Obras Completas (Vol. 15, p. 13-113). Companhia das Letras, 2011.
LACADEE, P. La vrai vie à l’école. Paris : Éd. Michèle, 2013.
LACAN, J. O seminário: Livro 17. O avesso da psicanálise [1969-1970]. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
LEBRUN, J-P. Um monde sens limite. Ramonville Saint-Agne: Érès, 2004.
LEGUIL, C. « Je » – une traversée des identités. Paris : PUF, 2018.
MONTAGNE, Y-F. « La transhumance de l'adolescent, l’a place du corps, le rôle de l'EPS ». Régionale Paris-ÎdF, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SJKm4osH3Ng
MOREIRA, J.; SILVA, A. C. (org.). 100 anos Psicologia das massas: atualizações e reflexões. Curitiba: CRV, 2021. (vários capítulos).
LIMA, N.L. A escrita virtual na adolescência. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.
PEREIRA, M.R. ¿Qué quiere un adolescente? Estudio sobre sujetos con problemáticas sociales. Barcelona: UOC, 2021.
PEREIRA, M.R.; PONNOU, S.; MOYANO, S.; RONCHESE, C. (org.). El sujeto desafiado: acción educativa, intervención clínica y social. Rosario, Argentina: Laborde, 2022. (vários capítulos).
RASSIAL, J-J. Le sujet en état limite. Paris : Denoel, 1997.
[...]