Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE923 - Processos e Discursos Educacionais I : Cultura escrita digital - Possibilidades conceituais e metodológicas

Turma: A

Sala: 4120

Data de início: 21/08/2023

Data de término: 02/10/2023

N° total de vagas: 15

Tipo: Obrigatória

Carga horária: 30 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

Aspectos históricos e contemporâneos da cultura escrita - da oralidade ao digital - Modos de ler, de escrever, suportes, gêneros, formas de acesso e funções sociais da cultura escrita digital. Cultura escrita digital, letramento digital, multimodalidade, recursos semióticos, leitura literária digital e tendências de pesquisa com crianças.

Programa

OBJETIVO

Compreender as mudanças históricas e contemporâneas da cultura escrita no que tange às modificações de suporte, gêneros, gestos, comportamentos considerando os principais autores do campo, bem como relacionando-os com as especificidades de pesquisas com crianças.

METODOLOGIA DE TRABALHO

Os conteúdos serão trabalhados por meio de aulas expositivas dialogadas; apresentações das pesquisas e produção de trabalhos relacionados aos objetos de investigação dos alunos.

CONTEÚDOS

UNIDADE I – Perspectivas da história da cultura escrita nos estudos de Roger Chartier

UNIDADE II – Multimodalidade e letramento nos estudos de Gunter Kress

UNIDADE III – Leitura literária digital a partir dos estudos de Katherine Hayles

Bibliografia

Referências Básicas

CHARTIER, Roger e Scolari, Carlos A. Cultura escrita y textos en red. 2019

HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica o que é isso? In: Literatura eletrônica – novos horizontes para o Literário. São Paulo: Global, 2009.

KRESS, Gunther. El alfabetismo em la era de los nuevos medios de comunicación. Ediciones Aljibe: Granada. 2005.

PESQUISAS

VASCONCELOS, Rebecca Schirmer de Souza. Práticas multimodais no aplicativo WhatsApp: apropriação da cultura escrita digital por crianças em processo de alfabetização. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.

ARAUJO, Mônica Daisy Vieira Araújo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Experiências de leitura literária digital por leitores jovens. Revista Pro-Posições.v. 31. 2020 DOI: 10.1590/1980-6248-2018-0027

REZENDE, Rodrigo Vieira. Produção de textos multimodais no suporte digital por crianças de 8 a 10 anos provenientes de duas escolas públicas. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. 2021.

ASSUMPÇÃO, ris Freua. Cultura escrita digital: negociações para a produção de textos multimodais realizadas por crianças em processo de alfabetização e letramento digital. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. 2022.

Referências Complementares

ALLUÉ, Consuelo; CASSANY, Daniel. Grabando vídeos: Educación literaria multimodal, monográfico Nuevos entornos educatives de la lectura: literacidad, multimodalidad y transmedialidad. Revista Texto livre. v. 16. 2023. DOI https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41797

ARAUJO, Monica D. V. A leitura, por crianças pequenas, de obras de literatura digital e digitalizada. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.37, n.75, p.81-99, 2019

ARAUJO, Mônica Daisy Vieira Araújo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSCARELLI, Carla. Multimodalidade: aproximações conceituais, produções infantis e propostas pedagógicas no processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização. v.13. 2020.

ARAUJO, Mônica Daisy V. ; MORO, Roberta. G. . Mediação de leitura literária digital com crianças. Revista Perspectiva. v. 39, p. 1-23, 2021.

Araújo, Mônica Daisy Vieira. Impacto dos recursos semióticos para a recuperação da informação explicita em uma obra de literatura infantil digital lida por crianças. Revista Textura. v. 24(58), 2022.

CANALE, Germán. De la crítica al diseño - “transformación” en la obra de Gunther Kress. Cadernos de Linguagem e Sociedade. v.22(1)2022.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo. Editora UNESP. 1998

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo. UNESP. 2002.

FREDERICO, Aline. Lendo um aplicativo: dimensões da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 39(1), p. 01-25, jan./mar. 2021.

GARCIA, Javier. El enfoque multimodal del proceso de alfabetización. Educação em Revista. v.34, 2018.

MORO, R. G.; KIRCHOF, E. R. . Recursos imersivos em -Henry-: narrativas para crianças com tecnologias de Realidade Virtual. TEXTURA - ULBRA, v. 24, p. 71-98, 2022.