FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Pesquisas indígenas na educação: ancestralidade e metodologias. Datas 04/09 a 08/09/2023 e 16 a 20/10/2023
Referenciais de pesquisas indígenas na Educação. Pesquisadores Indígenas: seres, saberes e fazeres para pesquisar coletivamente. As histórias indígenas como metodologia de pesquisa e prática pedagógica. Diálogos interepistêmicos e interculturais na pesquisa de autoria indígena. A produção da pesquisa em língua indígena.
Programa
1. Referenciais de pesquisa indígenas na Educação: Pesquisadores indígenas seres, saberes e fazeres de seus povos para pesquisar coletivamente.
2. As histórias indígenas como metodologia de pesquisa e prática pedagógica: pesquisa como resistência e como reconciliação
3. Diálogos interepistêmicos e interculturais na produção da pesquisa de autoria indígena: procedimentos, formas de registros e instrumentos de pesquisa
4. A produção da pesquisa em língua indígena: gêneros textuais e modos comunicacionais.
Bibliografia
ARCHIBALD, Jo-ann. An Indigenous Storywork Methodology. In: KNOWLES, J. Gary; COLE, Ardra L. Handbook of the Arts in Qualitative Research: Perspectives, Methodologies, Examples, and Issues. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2008.
CARVALHO, José Jorge de. O Encontro de Saberes nas artes e as epistemologias do cosmos vivo. P.476-507. In: TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo (Orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Editora da Universidade Federal da Bahia, 2020.
KING, Anna-Leah; BRASS, Dustin; LEWIS, Patrick. Indigenizing the Academy: Listen to the stories. In. WILSON, Shawn; BREEN, Andrea V.; DUPRÉ, Lindsay. Research & Reconciliation through indigenous relationships. Canadian Scholars, 2019, pp. 117-137.
KOVACH, Margaret. Indigenous Methodologies – Characteristics, Conversations, and Contexts. Toronto: University of Toronto Press, 2009.
MARTINS, Danielle. “A gente precisa ter um olhar mais atento, porque é a nossa escola, né? [...] E quem tem o conhecimento somos nós”: currículo e práticas educativas no ensino médio da escola pataxó de Barra Velha (BA). 223f. Tese. Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.
SARTORELLO, Stefano Claudio. La co-teorización intercultural de un modelo educativo en Chiapas, México. Quito: Editorial Abya-Yala, 2016.
SILVA, P. C. P.; TOMAZ, V. S. ‘Fazer Juntos’ como política educacional de equidade e diversidade Tikmũ’ũn em meio a pandemia de Covid-19. Relime. v. 13, n.1, 2020, p. 236-257.
SILVA, Paula Cristina Pereira. xi hõnhã? e agora? vamos ser pesquisadores: um fazer pesquisa tikmũ’ũn entre múltiplos seres, saberes e fazeres. 280f. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais, 2022.
SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando metodologias: pesquisa e povos indígenas. Curitiba: Ed. UFPR, 2018.
STREGA, Susan; BROWN, Leslie (Eds.) Research as Resistance. Revisiting critical, indigenous, and anti-Oppressive approaches. Second Edition. Canadian Scholars' Press Inc., 2015.
WALSH, Catherine. Gritos, gretas e semeaduras de vida: entreteceres do pedagógico e do colonial. In: SANTOS, Luciano Costa; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota (org.). Entre-linhas: educação, fenomenologia e insurgência popular. Salvador: EDUFBA, 2019. (Entre-linhas, v. 6).
WILSON, Shawn. What is indigenous research methodology? Canadian Journal of Native Education, v. 25, n. 2, p. 175-179. 2001.