Intranet | PPGE FaE UFMG
Voltar para Disciplinas
Logotipo do programa

FAE925 - Processos e Discursos Educacionais III : Sociologia da Educação: perspectivas contemporâneas

Turma: E

Sala: 4116

Data de início: 05/03/2024

Data de término: 18/06/2024

N° total de vagas: 25

Tipo: Optativa - PDE*

Carga horária: 60 horas

Vagas para eletivas: Sim

Vagas para isoladas: Sim

Docentes responsáveis
Horários

Ementa

EMENTA: Perspectivas sociológicas no estudo da educação: constituição do campo disciplinar e evolução dos objetos de pesquisa

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO: DO FUNCIONALISMO ÀS TEORIAS DA REPRODUÇÃO

1ª aula: Apresentação do programa e do funcionamento do curso. Aula expositiva sobre as origens e percurso da Sociologia da Educação

2ª aula: A corrente do “empirismo metodológico”

3ª aula: A gênese do paradigma da reprodução

4ª aula: A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu

5ª aula: Reflexões e críticas contemporâneas à teoria da reprodução cultural

UNIDADE II: A FOCALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES ESCOLARES DE GÊNERO, DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E DE LOCAL DE MORADIA

6ª aula : Escolarização e gênero

7ª aula: Escolarização e raça

8ª aula: Escolarização e local de residência

UNIDADE III: ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA

9ª aula: Relação família-escola nas camadas populares

10ª aula: Estudos sobre o sucesso escolar em meios populares

11ª aula: Relação família-escola nas classes médias

12ª aula: A relação dos alunos com a escola e com o saber

UNIDADE IV: A FOCALIZAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

13ª aula: Abordagens sociológicas do currículo

14ª aula : A noção de “efeito escola” e “efeito sala de aula”

15ª aula: avaliação e fechamento do curso


Bibliografia

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALMEIDA, A.M.F. As escolas dos dirigentes paulistas. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

ALMEIDA, A. M. F., NOGUEIRA, M.A. A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis : Vozes, 2002.

BOURDIEU, P. Escritos de educação (orgs.: Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani), Petrópolis: Vozes, 2011 (12ª edição).

BOURDIEU. P. A economia das trocas simbólicas. SP: Perspectiva, 1974.

CARVALHO, M.P. No coração da sala de aula. SP: Xamã, 1999.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

COSTA, M., BARTHOLO, T.L. Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país. Educação e Sociedade, v. 35, n.129, out.-dez./2014, p. 1183-1203.

COULON, A. Etnometodologia e educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

COUSIN, O. L’efficacité des collèges - Sociologie de l’effet établissement, Paris: PUF, 1998.

CUNHA, L.A. Educação e sociedade no Brasil. BIB, nº 11, 1981, p. 1-64.

CUNHA, L.A. Reflexões sobre as condições sociais de produção da Sociologia da Educação: primeiras aproximações. Tempo Social, vol. 4, nº 1-2, 1994.

DANDURAND, P., OLLIVIER, E. Os paradigmas perdidos – ensaio sobre a Sociologia da Educação e seu objeto. Teoria & Educação, no 3, 1991, p. 120-142.

DELAMONT, S. Interacção na sala de aula. Lisboa: Livros Horizontes, 1987.

DEROUET, J.L. Uma sociologia dos estabelecimentos escolares: as dificuldades para construir um novo objeto científico. In: J.C. FORQUIN (org.). Sociologia da Educação - dez anos de pesquisa, Petrópolis: Vozes, 1995, p. 225-257.

DUBET, F. O que é uma escola justa? São Paulo: Cortez, 2008.

DURU-BELLAT, M., VAN-ZANTEN, A. Sociologie de l’école. Paris: Armand Colin, 2006 (3ª edição).

FORQUIN, J.C. Les sociologues de l’éducation américains et britanniques. Paris/Bruxelas: De Boeck/INRP, 1997.

FORQUIN, J.-C. (org.). Sociologie de l’Éducation – nouvelles approches, nouveaux objets. Paris: INRP, 2000.

FRANCO, C. (org.). Avaliação, ciclos e promoção na Educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

GRÁCIO, S., MIRANDA, S., STOER, S. (orgs.). Sociologia da Educação I - Funções da escola e reprodução social, Lisboa: Livros Horizonte, 1982.

GRACIO, S., STOER,S. (orgs.). Sociologia da Educação II - A construção social das práticas educativas. Lisboa: Livros Horizonte, 1982

 KARABEL, J., HALSEY, A.H. (orgs.). Power and Ideology in Education. New York: Oxford University Press, 1977.

LAMONT, M., LAREAU, A., Cultural capital: allusions, gaps and glissandos in recent theoretical developments. Sociological Theory, vol. 6, Fall/1988, p. 153-168.

LERENA, C. Materiales de Sociologia de la Éducación y de la Cultura. Madrid: Grupo Cultural Zero, 1985.

MAFRA, L.A., A sociologia dos estabelecimentos escolares: passado e presente de um campo de pesquisa em re-construção. In: ZAGO, N., CARVALHO, M.P., VILELA, R.A.T.(orgs.). Itinerários de pesquisa. RJ : DP&A, 2003, p. 109-136..

MARTINS, C.B., Estudos sociológicos sobre educação no Brasil (Comentário Crítico). In: MICELI, S. (org.). O que ler na ciência social brasileira – 1970-2002 (vol. IV). SP: Editora Sumaré/ANPOCS/CAPES, 2002, p. 439-455.

MOREIRA, A.F.B., A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios, tensões. Revista Brasileira de Educação, nº18, set./out./nov./dez., 2001, p. 65-81.

MOREIRA, A.F.B., SILVA, T.T. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. SP: Cortez, 1994.

NOGUEIRA, M.A. A Sociologia da Educação do imediato pós-guerra: orientações teórico-metodológicas. Cadernos de Ciências Sociais, v. 4, nº 6, dez./95, p.43-66.

NOGUEIRA, M.A. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, nº 176, vol. XL, 2005, p. 563-578.

NOGUEIRA, M. A., ROMANELLI, G., ZAGO, N. Família & Escola - trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis : Vozes, 2000.

NOGUEIRA, M.A. & ABREU, R.C. Famílias populares e escola pública: uma relação dissonante. Educação em Revista, n o 39, jul./2004, p.41-59.

PAIXÃO, L.P., Sociologia da Educação e prática docente. In: DAYRELL, J., NOGUEIRA, M.A., RESENDE, J.M., VIEIRA, M.M. (orgs.). Família, escola e juventude. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, p.151-170.

PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PETITAT, A. Produção da escola - produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

QUEIROZ, J.-M. de L’école et ses sociologies. Paris: Nathan, 1995.

RESENDE, T.F., Pela “janela” do dever de casa, o que se vê das relações entre escolas e famílias? In : ROMANELLI, G., NOGUEIRA, M.A., ZAGO, N. (orgs.). Família & Escola – novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 199-219.

RIBEIRO, L.C. & KATZMAN, R. (org.). A cidade contra a escola – segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. RJ: Letra Capital/FAPERJ, 2008.

SILVA, G.M.D. Sociologia da Sociologia da Educação: caminhos e desafios de uma ‘Policy Science’ no Brasil (1920-1979). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

SILVA, P. Escola-Família, uma relação armadilhada. Porto : Afrontamento, 2003.

SINGLY, F. de. A apropriação da herança cultural. Educação & Realidade, 34 (1), jan./abr. 2009, p. 9-32.

SIROTA, R. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SIROTA, R. Le métier d’élève. In: J.C. FORQUIN, Sociologie de l’Éducation – nouvelles approches, nouveaux objets. Paris: INRP, 2000, p. 149-172.

SOARES, J.F., COLLARES, A.C.M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. DADOS – revista de Ciências Sociais, v. 49, n. 3, 2006, p. 615-650.

TIRAMONI, G., ZIEGLER,S. La educación de las elites. Buenos Aires: Paidós, 2008.

TROTTIER, C. La ‘nueva’ sociologia de la educación en Gran Bretaña: un movimiento de pensamiento en vías de disolución?. Tempora, nº 10, enero/junio, 1988, p. 67-90.

VAN ZANTEN, A. Saber global, saberes locais – evoluções recentes da Sociologia da Educação na França e na Inglaterra. Revista Brasileira de Educação, nº12, set./out./nov./dez., 1999, p.48-58.

YOUNG, M.F.D. Knowledge and control - New directions for the Sociology of Education , London: Collier Macmillan, 1971.

XAVIER, L.N. O Brasil como laboratório – Educação e Ciências Sociais no projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais – CBPE/INEP/MEC (1950-1960). Bragança Paulista: IFAN/CDAPH/EDUSF, 1999.